Maternidade política: conheça a história de Amália e Giovanna

May 9, 2021

Mulheres

Poucos meses depois de dar a luz a Giovanna, a paranaense Amália Tortato desafiou as estatísticas e lançou-se à segunda candidatura em 2020. “Um dia, minha filha vai viver numa cidade melhor graças ao esforço que fazemos hoje.” Vereadora eleita de Curitiba e membro da Bancada da Liberdade do Livres, agora ela enxerga com novos olhos o esforço da campanha.

“Infelizmente, a maternidade é um fator que dificulta o ingresso das mulheres na política. Muitas não contam com uma rede de apoio, com familiares ajudando, com marido dividindo tarefas, como no meu caso”, definiu ela em entrevista para o UOL sobre mães candidatas na última eleição.

Engenheira, aeromoça e integrante de vários movimentos políticos, Amália lembra que ser mãe também é uma ocupação em tempo integral. “Muita gente fala que não dá certo, que eu preciso escolher entre a minha família e a minha carreira; que querer mudar Curitiba com uma bebê em casa não é pra mim”, disse Amália. “Escuto, mas discordo. Meu trabalho hoje vai dar um futuro melhor para crianças como a minha filha.”

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 2020 teve o maior número de mulheres candidatas e eleitas na história do país. Uma vitória que traz vários debates sobre as inúmeras barreiras que permanecem erguidas para que esse número continue a crescer.

“Não escondo que sou mãe, que preciso dedicar tempo à minha filha. Muito pelo contrário: é um orgulho”. A atuação da Amália é especialmente voltada à educação infantil e fiscalização da atuação do município nesse sentido.

“Agora com a pandemia vimos as dinâmicas das escolas mudarem. Famílias perderam poder aquisitivo e recorreram a creches e escolas públicas para os filhos. A demanda aumentou e o serviço municipal precisa acompanhar essa tendência”, declarou Amália.

Para ela, mesmo antes da pandemia já haviam duas questões importantíssimas a serem abordadas: “Precisamos focar mais na aprendizagem efetiva das crianças. É um trabalho que fazemos hoje para colher os frutos amanhã”.

Histórias como a de Amália são uma inspiração e um olhar diferenciado para a maior participação feminina na política. Parabéns às mães que enfrentam todos os dias grandes desafios para garantir um futuro melhor aos seus filhos, inclusive através da política.