Livres marca presença na Parada LGBT+ 2023

June 14, 2023

Diversidade

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, considerada a maior da América Latina, ocorreu no último domingo (11), e contou com a participação ativa dos associados do Livres. Com o tema “Políticas Sociais para LGBT+: queremos por inteiro e não pela metade”, o evento reforçou a importância da diversidade e inclusão na sociedade.

A participação do Livres nesse movimento pela abertura social para a diversidade é motivo de orgulho. Ao longo dessa jornada, o Livres já contribuiu para conquistas importantes, como o fim da discriminação contra pessoas LGBTI+ nos protocolos de doação de sangue.

Comprometido com a promoção da dignidade da diversidade sexual e de gênero, o Livres não abre mão de seus princípios liberais.

“A liberdade é fundamental para que consigamos viver em uma sociedade diversa e inclusiva. A parada de SP mostra que somos uma comunidade que demanda políticas públicas! Precisamos que nossos direitos sejam efetivados no legislativo. Não queremos nada pela metade, queremos políticas públicas por inteiro!”, enfatizou João Renato Leone, coordenador da setorial LGBT+ do Livres.

A verdadeira liberdade só será alcançada quando o lugar de cada indivíduo na sociedade for resultado de suas próprias escolhas, e não uma imposição das condições sociais de nascimento. Nesse contexto, de acordo com as propostas apresentadas no Caderno de Políticas Públicas 2022, o Livres defende as seguintes prioridades para a inclusão das pessoas LGBT+:

  1. Promoção da empregabilidade e da autonomia econômica de pessoas LGBTI+ por meio da democratização do mercado de trabalho e da oferta de capacitação para recolocação profissional;
  2. Respeito à diversidade na atuação policial, por meio da adoção de treinamento continuado dos agentes de segurança; políticas de adoção de câmeras corporais; delegacias especializadas em crimes contra minorias políticas; e articulação entre corregedorias e mecanismos de controle externo;
  3. Garantia de uso do nome social por meio da desburocratização do processo de reconhecimento em todos os espaços e órgãos públicos;
  4. Promoção da ampla cidadania através de políticas públicas, com avaliação de resultados, focalizadas para a comunidade LGBTI+, de maneira transversal, abarcando os âmbitos dos Direitos Humanos, Educação, Saúde, Trabalho, Cultura e Segurança Pública;
  5. Isonomia nos direitos previdenciários e trabalhistas para famílias LGBT+;
  6. Promoção de ambientes acolhedores através de parcerias entre Estado, sociedade civil e empresas para capacitação de servidores públicos e estabelecimentos privados para o adequado atendimento da comunidade LGBT+.

Fique por dentro das novidades da setorial LGBT+ na Área Livres