
Livres e PSOL debatem direitos humanos no IFRJ
June 7, 2018
Notícias

O Grêmio Estudantil Elisabetta Bonante, do IFRJ – Maracanã, organizou nesta quarta-feira (06) um debate sobre Direitos Humanos no auditório da unidade. Os convidados foram o presidente nacional do Livres Paulo Gontijo, o líder do Livres em Niterói/RJ Calebe Ribeiro e os deputados estaduais do PSOL Flavio Serafini e Marcelo Freixo.
Os nossos representantes foram diretos e sucintos: reivindicaram o caráter liberal da Declaração Universal dos Direitos Humanos, culparam a ineficiência do Estado em garantir direitos básicos da população e propuseram soluções via sociedade civil, tirando a dependência que a gente tem dos políticos.
O PSOL trouxe seus argumentos clássicos, colocando a culpa da desigualdade social no neoliberalismo e dizendo que a solução para os problemas do país era a diminuição do capitalismo.
Gontijo provocou: “Não entendo esse ‘neoliberalismo’ que o Freixo tanto fala. Isso é uma entidade, um bicho-papão. Te desafio, Freixo, a me apresentar um autor que seja assumidamente neoliberal. Um só”.
O debate se seguiu com participação entusiasmada da plateia. Temas como o Escola Sem Partido, Venezuela e direitos humanos para os carcerários foram levantados, sempre com a eterna polarização entre as soluções pragmáticas do liberalismo e as vilanizações políticas feitas pela esquerda.
É sempre bom para o Livres participar de debates públicos com representantes de ideologias. É a oportunidade para mostrar nossos argumentos – e, principalmente, mostrar que nós somos o único movimento no Brasil que prega a liberdade por inteiro.
Em breve, vídeos com alguns trechos do debate.