Livres abre inscrições para minicurso sobre Liberalismo nas Relações Internacionais Contemporâneas

December 3, 2021

Mundo

Com o objetivo de discutir e contextualizar os principais postulados do pensamento liberal na atualidade, a setorial de Relações Internacionais do Livres acaba de abrir as inscrições para o minicurso Liberalismo nas Relações Internacionais Contemporâneas. Entre os assuntos abordados estarão, por exemplo, a liberdade para empreender, de costumes, de migração, direitos reprodutivos, porte de armas e criptomoedas.

A formação será ministrada por Rafael Paulino, coordenador da setorial. Internacionalista, ele possui vasta experiência em promoção de comércio internacional e investimento, defesa, ciência e tecnologia e Leste Asiático.

Exclusivo para associados do Livres, o minicurso estará disponível a partir do dia 13 de dezembro, com a seguinte ementa:

1)    Ásia: a) “O modelo de Singapura”, b) a Ascensão da China: inserção na OMC, tensões com os EUA, questões geopolíticas (Taiwan, Hong Kong, Xinjiang, Mar da China Meridional), c) Japão Índia e o tradicionalismo.

2)    Europa e Estados Unidos: a) novas lideranças nos EUA e Alemanha, b) as forças de extrema-direita (Hungria, Polônia, AfD, Vox, Chega, Lega), c) cenário para as eleições vindouras para forças liberais.

3)    África, Oriente Médio e Rússia: a) os desafios do liberalismo perante sociedades tradicionais, b) a influência do Islã, c) as autocracias.

4)    América Latina e Caribe: a) infernos e paraísos fiscais, b) segurança pública c) do Foro de São Paulo ao Bolsonarismo, d) principais lideranças

5)    A nova dinâmica multilateral: ONU, regimes internacionais.

Além dos conhecimentos supracitados, aqueles que concluírem o curso vão receber certificado de 5h de atividades. As inscrições estarão abertas até o dia 12/12 e para se inscrever basta clicar aqui.