Líder Livres, professor Thiago encabeça manifestação contra regulamentação do Uber

March 27, 2024

O professor Thiago, líder do Livres e presidente da Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (AMAPE), liderou uma manifestação contra a proposta de regulamentação da Uber, apresentada pelo governo Lula. O protesto ocorreu nesta terça-feira (26), iniciando em frente à Câmara Municipal de Recife e seguindo até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

A ação aconteceu em meio às reivindicações dos motoristas de aplicativos por medidas governamentais de regulamentação da profissão. Essas medidas exigem que os prestadores de serviços paguem INSS e outros tributos, representando uma ameaça à autonomia e aos ganhos dos trabalhadores, além de afetar suas jornadas de trabalho.

Adicionalmente, o governo planeja a criação de um novo sindicato para a categoria. Os motoristas expressaram forte rejeição a essa proposta, demonstrando desconfiança em relação às instituições representativas do trabalho. Durante o protesto, a categoria também entregou simbolicamente uma carta aos deputados estaduais, solicitando a retirada do regime de urgência do projeto em tramitação proposto pelo governo federal.

O Projeto

A tramitação do projeto na Câmara dos Deputados tem gerado preocupação em toda a categoria. As medidas propostas pelo governo federal podem colocar em risco o modelo de negócios das plataformas de transporte, como Uber e 99, ao introduzir custos adicionais que podem ser repassados aos consumidores ou até mesmo restringir a operação dessas plataformas no Brasil.

Além dos motoristas de aplicativo, entregadores e motociclistas que trabalham em plataformas como iFood e Rappi foram chamados para se unirem ao movimento. Líderes do protesto alertam que esses profissionais podem ser os próximos alvos de regulamentações por parte do governo federal.