Líder Livres em BH, Samuel Franco denuncia falta de transparência nos cortes de árvores na cidade

March 28, 2024

Ação

O líder Livres Samuel Franco apresentou, no último dia 8, um ofício à prefeitura de Belo Horizonte cobrando transparência sobre os cortes de árvores na cidade. O pedido foi feito por meio da Lei de Acesso a Informação.

O documento cobra a gestão municipal dados sobre quantas árvores foram podadas, removidas e replantadas em 2023 e nos primeiros meses de 2024, além dos motivos dessas ações, os locais específicos afetados e os custos associados a tais procedimentos.

Para ampliar o alcance de sua mensagem, o líder caminhou pela capital mineira espalhando panfletos mostrando quais locais tiveram podas de árvores sem nenhum aviso prévio por parte da zeladoria municipal. Em alguns casos, os cortes ainda deixaram o local inadequado para os pedestres, com buracos nas calçadas e com tocos sem nenhuma serventia para os residentes.

Por meio das redes sociais, Samuel publicou fotos de alguns dos locais afetados junto a placas com os dizeres “Cadê a árvore que estava aqui?”. O ativista ainda fez uma publicação convocando os moradores de Belo Horizonte a compartilhar mais endereços que tiveram as árvores cortadas de forma irregular. A administração do município ainda não deu resposta aos questionamentos feitos pelo líder Livres.

Acompanhe as ações de Samuel Franco por meio de suas redes sociais.