Igor Tavares quer acionar MPF após despejo irregular em Pouso Alegre/MG

March 17, 2023

Atuação Parlamentar

Moradores do bairro São Geraldo, em Pouso Alegre/MG, continuam convivendo com um grande volume de esgoto nas ruas e entrada de residências, devido a falta de escoamento em alguns locais. E o problema aumentou na última semana, quando vereadores denunciaram que esgoto está sendo despejado no Rio Mandu, no mesmo bairro.

Na última semana, um grupo de vereadores composto por Igor Tavares, membro da #BancadaDaLiberdade, esteve na Diquinha, onde uma bomba de sucção está trabalhando, detectaram o despejo do esgoto e disseram entender que a situação já passou do limite há muito tempo.

“O problema é antigo em Pouso Alegre, um velho conhecido que não é bem-vindo pela vizinhança. Na Diquinha, no bairro São Geraldo, não precisa chegar tão perto para perceber que o equipamento responsável por bombear água, está lançando esgoto no Rio. E todo esse problema está vindo de um ponto de responsabilidade da Copasa”, afirmaram os vereadores em texto enviado pela Assessoria de Comunicação da Câmara.

O presidente da Câmara destacou ainda que o caso deve ser levado ao Ministério Público Federal, já que a Câmara realizou diversas ações, como criação de comissões especiais, reuniões, audiências públicas e até então os problemas continuam recorrentes no município.

Vale destacar que a Copasa já foi multada em mais de R$ 100 milhões em Pouso Alegre, recebendo cerca de 1.200 autuações. Entretanto, segundo o Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Renato Garcia de Oliveira Dias, 50% dessas autuações já foram julgadas e deferidas e as outras 50% ainda cabem recurso.