Guilherme da Cunha é o novo secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de MG

June 19, 2023

Inovação e Trabalho

Política

O líder Livres Guilherme da Cunha assumiu o cargo de secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo de Minas Gerais. O ex-deputado estadual, reconhecido por sua atuação comprometida com a liberdade e o progresso, será responsável por acompanhar e avaliar o impacto econômico das políticas públicas da administração do governador Romeu Zema.

Guilherme da Cunha, que é advogado, terá como atribuições a avaliação e o acompanhamento das políticas públicas, com foco nos impactos econômicos e regulatórios dos projetos apresentados pelo governo Zema. O cargo de secretário executivo foi criado após a sanção da reforma administrativa, no início de maio.

Como deputado estadual, Guilherme da Cunha dedicou-se intensamente à desburocratização do Estado de Minas Gerais e à melhoria do ambiente de negócios para inovação e investimentos no Estado. Sua atuação na Comissão de Constituição e Justiça foi destacada na defesa da livre iniciativa, conduzindo a relatoria de projetos importantes, como o da Reforma Administrativa. Sua articulação e defesa do projeto da reforma da Previdência de Minas Gerais resultaram na aprovação deste no Legislativo no segundo semestre de 2020.

Além disso, Guilherme da Cunha é idealizador e coordenador geral da Frente Parlamentar pela Desburocratização, uma iniciativa que reúne 41 deputados comprometidos em simplificar o ambiente de negócios e facilitar investimentos em Minas Gerais. Seu trabalho em prol do desenvolvimento econômico do estado já atraiu mais de R$ 92 bilhões em investimentos desde janeiro de 2019, mais que o triplo do valor atingido pela gestão anterior em quatro anos.

A trajetória de Guilherme também conta com importantes conquistas, como as mudanças necessárias na regulamentação do transporte de frete de passageiros em Minas Gerais, que trouxeram liberdade ao setor e impulsionaram o livre mercado, gerando empregos e oferecendo mais segurança e conforto aos cidadãos mineiros.

Antes da política, Guilherme da Cunha foi criador e ex-presidente do Escritório Legal, uma organização não-governamental que oferecia assistência jurídica para a população de baixa renda em Belo Horizonte, destinando seus ganhos para manter uma escola que atendia crianças com deficiência. Ele também liderou o Movimento Vigilância Cidadã, um grupo de advogados voluntários que fiscaliza as contas públicas para combater atos de desvio, desperdício ou má gestão.

Guilherme da Cunha traz consigo uma vasta experiência e compromisso com a liberdade, a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento econômico. Sua nomeação como secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais reforça o compromisso do governo com uma gestão eficiente e voltada para o progresso do estado.

Parabenizamos Guilherme da Cunha por essa importante conquista e desejamos sucesso em sua nova função, certos de que seu trabalho será fundamental para impulsionar a economia de Minas Gerais e promover o bem-estar dos cidadãos.

Acompanhe o trabalho de Guilherme da Cunha em suas redes sociais.