“Eu desejaria um sistema para detectar pandemias como se detecta um incêndio numa floresta”, diz Rubens Ricupero em live do Livres

May 25, 2020

Coronavírus

Em live realizada pelo Livres nesta segunda-feira, 25/05, o diplomata Rubens Ricupero discutiu, ao lado do também diplomata Paulo Roberto de Almeida, e a especialista em comércio exterior Sandra Rios, como estará o mundo depois da pandemia do novo coronavírus.

“Uma pandemia que já fez 20 mil mortos deixará uma marca até mesmo na psicologia coletiva. As pessoas vão sentir mais a sua vulnerabilidade, a sua mortalidade. A minha impressão pessoal é que vai haver, de fato, grandes mudanças. Mas, na maioria dos casos, senão na totalidade, será mais uma acentuação de algumas tendências que já estavam presentes no sistema internacional antes da pandemia, e que provavelmente sairão reforçadas. Eu não acredito muito que haja coisas novas. Eu desejaria, por exemplo, que dessa pandemia surgisse, pelo menos, uma vontade efetiva internacional de dotar o mundo de um sistema, que nós não temos hoje, para detectar pandemias como se detecta um incêndio numa floresta”, disse o diplomata.

Você pode assistir à live gravada aqui: