Em São Paulo, deputado Sérgio Victor celebra iniciativa que propõe mais transparência na Assembleia Legislativa

August 20, 2021

Atuação Parlamentar

Defendendo a transparência como uma das principais bandeiras do seu mandato, o deputado Sérgio Victor (NOVO), celebra o avanço de uma conquista da Frente Parlamentar da Transparência Pública da ALESP sob sua liderança: o Portal Transparência dos Deputados. A plataforma será administrada pelo Instituto Brasileiro de Rastreamento de Ativos (IBRA), uma entidade sem fins lucrativos que é dedicada ao aprimoramento de boas práticas de rastreamento de ativos no combate à fraude e à corrupção, e vai disponibilizar todas as despesas dos 94 deputados estaduais, sempre com linguagem amigável e fácil navegação.

Pelo computador ou pelo celular, o cidadão terá à disposição informações detalhadas da atual legislatura, de todos os tipos de despesas feitas pelos deputados, evolução mês a mês, ano ou sua totalização por partido, parlamentar, nomes dos fornecedores com CPF/CNPJ e valor contratado. Tudo isso incluindo gráficos para facilitar o entendimento da base de dados, que é pública.

Sérgio Victor também é autor do projeto de lei que institui a política de Dados Abertos em São Paulo e que atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça. E como exemplo de transparência, ele mantém – por iniciativa própria – um portal com todas as emendas recebidas, onde é possível que qualquer pessoa conheça os beneficiários e os projetos contemplados com recursos públicos. No total, já foram destinados R$ 10.576 milhões, beneficiando 147 projetos em 37 cidades.

Além disso, o deputado aposta na educação como ferramenta para ampliar o controle social. Através do projeto Voluntário Fiscalizador, o mandato promove formação com a presença de especialistas da área sobre ferramentas para fiscalizar o poder público. Mais de 1.000 pessoas pessoas já se inscreveram e participaram do curso, que atualmente está inteiramente disponível no YouTube.

“A transparência não é um objetivo, um fim por natureza, ela é o meio, é um princípio, um valor. Ela é acima da ideologia. O mais importante é a gente garantir que tenhamos transparência nas nossas ações e nos gastos públicos”, explica o deputado.