Ditadura teve aulas práticas de tortura

March 31, 2019

Direitos Humanos

História

Em 8 de outubro de 1969, o tenente Ailton Joaquim deu uma aula prática de tortura na Vila Militar. O caso está registrado, amparado com a devida documentação, no livro Ditadura Escancarada, do jornalista Elio Gaspari.

Dez presos foram postos diante da plateia cheia de sargentos e oficiais, que acompanhava os movimentos do tenente Ailton, enquanto ele projetava slides sobre métodos de tortura. Às explicações, seguiam-se demonstrações nos presos, completamente nus.

Não precisamos adjetivar as técnicas ensinadas e praticadas pela ditadura. A descrição delas fala sobre o tipo de atrocidade praticada e chancelada pelo regime.

1. CHOQUE
A vítima recebia choques em várias partes do corpo, principalmente nas mais sensíveis, como o ânus e a genitália. Torturadores davam apelidos aos equipamentos de choque. Pimentinha, Brigitte Bardot e maquininha eram alguns deles.

2. CADEIRA DO DRAGÃO
A vítima era molhada, obrigada a comer sal e amarrada nua numa cadeira especial de zinco, que conduzia o choque por todo o corpo. Um balde de metal, o “capacete elétrico”, era posto na cabeça.

3. CRUCIFICAÇÃO
A vítima era pendurada pelos pulsos ou pés, amarrada a ganchos que pendiam do teto ou estavam fixados em paredes. Depois, eram punidas com algum dos outros métodos de tortura.

4. GELADEIRA
A vítima era presa num cubo de 1,5 metro de altura, impedida de se esticar, enquanto a temperatura oscilava entre o calor extremo e o frio insuportável, ao mesmo tempo em que um alto-falante emitia ruídos altíssimos, impossibilitando qualquer tipo de descanso. O método é uma crianção britânica, importada pelos militares para não dar problemas aos torturados nos tribunais, já que não deixava marcas.

5. PAU DE ARARA
A vítima era suspendida pelos braços e pés amarrados a um travessão, em posição fetal. Enquanto isso, torturador afogava, batia, dava descargas elétricas, abusava sexualmente da vítima.

6. AFOGAMENTO
A vítima tinha água derramada no nariz enquanto estava de cabeça para baixo ou tinha suas narinas vedadas ao mesmo tempo em que tinha uma mangueira com água corrente enfiada na boca. Também podia ter a cabeça enfiada num tanque com água.

7. USO DE ANIMAIS
A vítima era exposta a todo tipo de animais, como ratos, cobras, baratas, jacarés. Podiam ser lançados contra a vítima, colocados sobre o corpo dela ou introduzidos em algum orifício.

8. PRODUTOS QUÍMICOS
A vítima poderia ter ácido jogado no corpo, álcool derramado em ferimentos, injeção de éter para provocar dores insuportáveis.

9. VIOLÊNCIA SEXUAL
A vítima poderia sofrer penetração vaginal, anal, oral – com introdução de objetos ou animais, choques elétricos nos genitais, abortos forçados e todo tipo de ato físico humilhante.