Conscientizar é melhor do que proibir, defende Lucas de Brito

March 15, 2019

O vereador Lucas de Brito (PV) apresentou uma emenda ao Projeto de Lei (PL) que tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e que pede a proibição do uso do canudo plástico na Capital paraibana. Em vez da proibição, Lucas sugeriu incentivar a conscientização dos cidadãos por meio de campanhas educativas e a impressão de frases nas embalagens expondo o tempo que o produto leva para se decompor no meio ambiente.

“Entendemos que esta ação tem um efeito mais duradouro, até porque não existe apenas o canudo, mas outros produtos produzidos com o plástico que, igualmente, poluem o meio ambiente”. O vereador lembrou, por exemplo, o uso frequente de copos e sacolas plásticas pelos habitantes.

A emenda, nos moldes do que ocorre em relação ao consumo do cigarro, propõe que haja uma advertência na embalagem do produto, alertando o usuário que o material plástico demora em média 100 anos para se decompor. “Isso vai provocar uma reflexão por parte do consumidor no mesmo sentido das campanhas educativas que a Prefeitura de João Pessoa tem anunciado”, prosseguiu.

Esta semana, a PMJP divulgou a realização do projeto ‘De bem com a vida’, que tem o objetivo estimular práticas ecologicamente corretas entre os cidadãos e evitar o uso indiscriminado do plástico no dia a dia. Lucas de Brito aproveitou para parabenizar a gestão municipal pela ação educativa. “Enxergamos a importância dessa iniciativa e acreditamos que conscientizar é melhor do que proibir, pois não devemos tolher a liberdade das pessoas de poderem escolher”.

O parlamentar salientou ainda que cessar de forma abrupta a produção do material poderia prejudicar empresas e empregos que dependem desta atividade econômica. Para Lucas, o uso das técnicas educativas vai fazer com que os empresários comecem a se adequar à nova realidade que a sociedade exige em torno da proteção ao meio ambiente.