Com novo estatuto e governança, Livres elege novos conselheiros

February 10, 2020

Institucional

Um fim de semana muito importante para o único movimento político brasileiro que defende a liberdade por inteiro. Nos dias 8 e 9 de fevereiro associados, mandatários e lideranças de todas as regiões do país participaram da primeira Assembleia Geral de Associados do Livres, realizada no auditório da Distrital Sudoeste da Associação Comercial de São Paulo, no bairro do Butantã. Aprovado por unanimidade, o novo estatuto do Livres instituiu um novo modelo de governança, com a composição de novos conselhos colegiados que darão respaldo institucional ao trabalho da Diretoria Executiva.

“Após todos os percalços e dificuldades que o Livres enfrentou, hoje nós podemos olhar pra trás com orgulho da nossa trajetória. Hoje, essa Assembleia Geral é um marco histórico muito importante, por possibilitar que a gente discuta e chancele um novo modelo governança para permitir que a gente tenha instâncias de referência e moderação da atuação do movimento”, discursou o deputado estadual Fabio Ostermann (Novo/RS), que é cofundador do Livres e presidiu a Assembleia.

Com a aprovação do novo Estatuto, o Livres passou a contar com 4 instâncias deliberativas: o Conselho de Beneméritos, que reconhece o trabalho de associados com grandes serviços prestados ao movimento e funciona como um guardião dos valores; o Conselho de Administração, que aprova o orçamento e supervisiona a execução do planejamento estratégico anual por parte da Diretoria Executiva; o Conselho Fiscal, que audita as contas e acompanha a contabilidade do movimento; e o Comitê de Ética, que apura eventuais denúncias de desvio ético ou descumprimento estatutário contra associados, garantindo direito a defesa e estabilidade institucional.

“O Livres é uma demanda antiga dos liberais brasileiros, que procuravam um movimento em que eles pudessem fazer parte e concordar em 95%. Normalmente as pessoas precisavam escolher entre estar em um movimento liberal econômico ou liberal social, então encontrar uma casa onde a pessoa pode realmente defender a liberdade por inteiro faz toda a diferença. Por isso, o crescimento do Livres é natural porque grande parte da população é liberal e ainda não sabe. A medida em qeu as pessoas forem conhecendo o Livres, entendendo nossas pautas e vendo nossos mandatários como campeões nessas defesas, naturalmente vão querer se associar”, comentou o novo membro do nosso Conselho de Administração, Fernando Henrique Miranda.

Conheça os novos conselheiros do Livres

Conselho de Administração

Fernando Henrique Miranda – Graduado em Administração Financeira, especialista em Marketing, MBA em Think Tanks pela Atlas Network, além de ex-diretor do Students For Liberty para a América Latina.

Guilherme Setúbal – Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui MBA em Finanças pelo Insper, é gerente de relação com investidores da Duratex.

Luiz Felipe Costamilan – Graduado em Administração pela PUC-RJ, foi gerente do Instituto Millenium e diretor de relações institucionais da Associação Nacional de Hospitais Privados e atualmente é CEO da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Leonardo Regazzini – Graduado, mestre e doutor em Economia pela USP, possui pós-doutorado pelo Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP. É associado benemérito do Livres e professor da UFAM.

Alessandra Pinho – Advogada, mestre em Direito Tributário pela PUC de São Paulo, foi professora universitária e conselheira na Aliança Nacional de Movimentos Democráticos. Hoje trabalha com dramaturgia e audiovisual, escrevendo roteiros e participando de peças teatrais e musicais.

Conselho Fiscal

Filipe Modesto – Engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia, tem trabalhado em empresas de energia e tecnologia. Foi coordenador no SFL e em movimentos sociais na área de educação, é conselheiro do ICPL (Cristãos Pela Liberdade).

João Santos – Graduado em Administração pela UFPE e empreendedor, ex-diretor administrativo do Livres, é CEO da Omero e Conselheiro Estratégico da 4cadia.

Mariana Valentim – Arquiteta graduada pela UnB e empreendedora, ativista transexual e sócia do escritório Mark Projetos e Arquitetura.

Comitê de Ética

Andrea Spinola – Advogada, mestre em Direito Internacional Tributário pela PUC-SP e professora do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.

Deborah Bizarria – Graduanda em Economia pela UFPE, especialista em Economia Comportamental pela Warwick Univeristy, é Leadership Associate do Students For Liberty.

Kadur Albornoz – Advogado, graduado em Direito pela UFRGS, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e sócio do escritório Albornoz Jordão Advogados Associados.