CNT se manifesta contra a liberdade econômica no transporte

December 3, 2020

Transporte

A CNT – Confederação Nacional de Transporte se manifestou em nota nesta quarta-feira (2) contra autorizações para empresas de ônibus de aplicativo comercializarem passagens fora do estilo circuito fechado. O Livres é contra a medida e já se manifestou sobre o caso através de nota técnica elaborada pelo nossa diretoria de Políticas Públicas.

A entidade ainda justificou a decisão chamando os novos meios de transporte de clandestinos e os associou à tragédia do último dia 25 de outubro, em que um ônibus e um caminhão colidiram no interior de São Paulo deixando 42 mortos.

A posição do Livres visa impedir qualquer regulamentação proibitiva de atividades tecnológicas inovadoras na área de transporte. Limitar ou impedir a população a novas formas de se locomover é extremamente prejudicial e está em desacordo com as necessidades que enfrentamos na atualidade.

Em artigo publicado em novembro no Estadão, nossa diretora de políticas públicas Izabela Patriota e o membro da nossa setorial de economia Lucas Bezerra defendem que este tipo de posição busca uma regulamentação estatal irracional às novas atividades como forma de “se equilibrar a balança do livre mercado”.