Cibele Moura sofre ataques machistas ao se posicionar contra homenagem ao PCdoB

April 14, 2021

Atuação Parlamentar

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB), mandatária do Livres em Alagoas, foi vítima de ataques machistas nesta terça-feira (13) após sessão na Assembleia Legislativa do Estado em que se posicionou contra uma moção em homenagem aos 99 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), proposta pelo deputado Ronaldo Medeiros (MDB).

As manifestações sexistas partiram de um jornalista local que, em sua coluna, optou por tecer comentários sobre a aparência da deputada em vez de analisar o mérito de seu posicionamento. “Nas redes sociais, Cibele aparece agora mais “senhorinha”. Cortou os cabelos, usa maquiagem mais sóbria, deixou o jeito patricinha de ser”, escreveu o colunista.

Nas redes sociais, a deputada reagiu. “Eu recebo críticas com muita naturalidade, faz parte do jogo democrático”, contou Cibele. “Dessa vez, minha aparência foi colocada em xeque. Existe algo mais machista do que isso?”, indagou.

Sobre a moção em homenagem ao PCdoB, a deputada estadual explicou que votou contra pois repudia todo e qualquer regime antidemocrático. “O comunismo é um regime que traz a pobreza extrema e não respeita as liberdades individuais”, protestou Cibele durante a sessão. “O que me espanta é ver como alguém não enxerga quanto o comunismo matou”, completou.

O deputado Davi Maia (DEM), também mandatário do Livres no estado, lamentou a homenagem. “Milhões de mortes nos países onde o comunismo se instalou, onde pessoas não podiam dar suas opiniões, onde eram presas e colocadas em paredões de fuzilamentos ou em campos de concentração”, lembrou Maia no plenário.

A proposição deve ser votada nesta quarta-feira (14).