Associadas do Livres são candidatas a vaga no Conselho Municipal de Juventude de São Paulo

July 9, 2021

Juventude

Nos dias 17 e 18 de julho, será realizada uma consulta pública online para eleger os representantes do Conselho Municipal da Juventude da cidade de São Paulo. Criado em 2008, o Conselho tem o papel de colaborar com a elaboração, execução e fiscalização de políticas públicas voltadas para os jovens e de estimular a participação da juventude tanto nos órgãos públicos quanto nos movimentos sociais.

Para as 21 vagas em disputa neste ano em áreas como educação, empregabilidade, diversidade, movimento estudantil, moradia, cultura e saúde, as candidaturas são quase que unanimemente disputadas por representantes de grupos posicionados à esquerda. Com exceção da cadeira de educação, que pela primeira vez conta com liberais na disputa.

Associadas ao movimento Livres,  a candidata a conselheira e sua suplente, Letícia Perfeito e Mafê Lavieri, ambas com 16 anos, acreditam que quebrar a hegemonia da esquerda no Conselho e ampliar a pluralidade na construção das políticas públicas para a juventude é urgente.

“Queremos que pautas como empreendedorismo, educação financeira e educação política sejam abordadas nas escolas e que a iniciativa privada seja cada vez mais chamada para construir soluções para os problemas públicos que importam para a juventude”, comentou Letícia. Já Mafê, destacou a importância de ter uma voz divergente na disputa: “independente do resultado, estamos felizes em encorajar outros jovens liberais a buscar ocupar esses espaços”.

O conselho tem função consultiva e os munícipes que têm entre 15 e 29 anos estarão aptos a votar. As informações sobre processo de votação serão disponibilizadas na página do Conselho no site da Prefeitura de São Paulo.