Associada Livres, secretária Luísa Barreto representa Minas Gerais em evento na ONU

April 24, 2023

Sustentabilidade

A secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, representou o estado em uma missão internacional do Comitê de Especialistas em Administração Pública (Cepa) na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. O evento ocorreu entre os dias 27 e 31 de março e teve como tema “Transformando instituições com urgência para um mundo mais verde, inclusivo e resiliente em um momento de múltiplas crises”.

O Cepa é um órgão consultivo técnico das Nações Unidas que debate e faz recomendações para melhorar as estruturas e os processos de governança e administração pública para o desenvolvimento. Durante o evento, a secretária Luísa Barreto destacou o paradoxo da administração pública, que precisa enfrentar problemas complexos com celeridade, mas que só podem ser efetivamente solucionados ao longo prazo. Ela ressaltou a importância de manter a população e as autoridades públicas engajadas na solução das questões.

“Para alcançar soluções eficazes, precisamos elaborar estratégias que incluam respostas que tragam resultados rápidos e também soluções de longo prazo, que são elaboradas a partir de uma série de pesquisas acadêmicas e análises de bases de dados. A comunicação é um fator chave, mas se as pessoas não tiverem resultados céleres, provavelmente não acreditarão que é possível resolver problemas complexos”, destacou a secretária.

Uma das funções do Cepa é analisar tendências, problemas e prioridades na administração pública, especialmente os relacionados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como erradicação da pobreza, educação de qualidade e redução das desigualdades.

Ao longo do evento, participantes de todo o mundo discutiram temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e à administração pública, como as novas formas de capacitar os servidores públicos, a gestão das finanças públicas em tempos de emergência, a inovação e o governo digital. A participação da secretária Luísa Barreto demonstra o compromisso do Governo de Minas Gerais com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da administração pública para o bem-estar da população.

Acompanhe o trabalho da secretária e Líder Livres Luísa Barreto em suas redes sociais.