Associada do Livres-CE é agredida durante protesto pacífico em Fortaleza

August 2, 2018

Ativismo

Heloísa Marinho, associada do Livres-CE e membro do Empreendedores em Ação, foi agredida por um segurança do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), na sexta-feira, 27. Durante protesto contra Lei dos Alvarás, na Avenida Beira Mar na capital cearense, segurança foi truculento contra Heloísa e bateu na sua mão, derrubando uma buzina.

A Lei dos Alvarás, contra a qual Heloísa e o grupo protestavam, foi aprovada em 2017 e começou a vigorarem março. Antes dela, as empresas eram cobradas uma única vez, na ocasião de abertura. Agora, o pagamento de taxa passa a ser anual e calculado de acordo com a área construída do imóvel do empreendimento. A taxa custava em média R$ 770. Hoje, pode chegar aos R$ 5 mil.

O jornal O Povo, de Fortaleza, tentou contato com a prefeitura para esclarecer as acusações de agressão, mas não obteve retorno. Rodrigo Marinho, coordenador jurídico do Livres e do Empreendedores em Ação, manifestou-se dizendo que o protesto não é a única medida contra a Lei dos Alvarás. “Entramos com três ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) na Justiça e temos diversas ações individuais, junto aos sindicatos da Beleza, das Confecções e dos Médicos”, disse ele ao jornal O Povo.