Liberais contra a tradição autoritária do Brasil

January 9, 2020

Não é de hoje que os liberais pensam o Brasil. Com erros e acertos, o liberalismo brasileiro possui uma história. Conhecê-la nos ajuda a ter referências e inspirações para elevar o legado das ideias de liberdade no país.

Para isso, nada melhor do que contar com as lições de um dos maiores especialistas vivos em liberalismo brasileiro. Hoje vamos ouvir a segunda parte da entrevista que gravamos com o mestre Antonio Paim.

Aos 92 anos, o filósofo, historiador e autor de mais de 40 livros desfila lucidez e boa memória para resgatar exemplos de liberais que contribuíram com a formação do Brasil e também para criticar a tradição de ideias autoritárias que nós sempre precisamos enfrentar para defender a liberdade.

Ontem nós falamos das primeiras recepções às ideias liberais em terras brasileiras, ainda no período da colônia e do império, com destaque para o abolicionismo. Hoje nós avançamos para o período da proclamação da República e o combate às ditaduras até o vigoroso pensamento de José Guilherme Merquior.