Brasil fica atrás de Ruanda, Quênia e Vietnã em ranking de facilidade para empreender

June 25, 2018

Países de história recente ainda mais conturbada que o Brasil mostram que dar liberdade – inclusive econômica – à população traz muito mais riqueza que regulações retrógradas e intervencionismo.

No estudo Doing Business – algo como “Empreendendo” em português -, o Banco Mundial estuda e publica anualmente resultados e rankings de desempenho no quesito liberdade econômica.

Em 2018, o Brasil ficou no 124º lugar, atrás de países como Ruanda, Quênia e Vietnã. A questão é que, apesar da política conturbada, do histórico de violência e golpes de estado, guerras e até mesmo genocídio, esses países conseguiram nos últimos anos flexibilizar os entraves regulatórios para novos empreendimentos. Uma vitória grande se considerarmos os contextos políticos, econômicos e sociais desses países.

No Brasil, a história é diferente. O cenário de evolução não existe de maneira efetiva. O estudo aponta uma média de 80 dias apenas para conseguir abrir o negócio, além de mais 64 dias só para conseguir eletricidade no imóvel do empreendimento. Para conseguirmos interpretar, organizar e pagar todos os impostos, são necessárias 1958 horas por ano.

Você pode ler o estudo completo com dados atualizados de 2018 aqui.