Brasil é um dos países mais isolados do mundo

March 13, 2018

Se você já tiver parado para pesquisar alguma compra em sites de comércio virtual como Amazon ou Alibaba, é bem provável que já tenha percebido que a variedade de produtos vendidos no Brasil é muito baixa em comparação com outros países no mundo. Caso já tenha tido a oportunidade de viajar para o exterior, você também pode ter sentido essa diferença nos shoppings. Os nossos produtos são caros e a variedade é mínima.

Esse gráfico ajuda a entender bem porque isso acontece. Pode-se ver o Brasil em seu canto esquerdo, ligado unicamente à Argentina. Mais ao centro, a Alemanha aparece no meio de uma densa teia de relações de compras e vendas de produtos, indicando marcante participação no comércio internacional (ou nas “cadeias globais de valor”, como chamam os economistas).

O Brasil está longe de ser um ponto de transações importante na economia global e, vale lembrar, tem algum comércio com a vizinha Argentina por conta de acordos comerciais que favorecem as exportações brasileiras de automóveis para aquele país por meio de tarifas diferenciadas.

Como explicar este isolamento brasileiro? Ironicamente, existe uma variedade de vilões atuando. Em primeiro lugar, é muito caro produzir no Brasil: a baixa produtividade da mão-de-obra está ligada fortemente aos nossos velhos problemas de qualidade na educação; os custos trabalhistas também são muito altos, além dos ativos estruturais necessários pra produção, como máquinas ou programas de computador, que também tem um preço acima da média mundial.

Outro fator é a pouca exposição das empresas brasileiras ao mercado internacional. Nós cobramos tantos impostos para as nossas transações internacionais que é como se existisse um muro separando as nossas empresas do resto do mundo.

Uma economia mais integrada ao mundo é também uma economia mais aberta à inovação e à liberdade. O consumidor e o produtor brasileiros merecem esta oportunidade.

Com colaboração do prof. Claudio Shikida