#LivresDebate | Skokie: até onde vai a Liberdade de Expressão?

October 19, 2023

Setorial de Artes e Cultura promove debate sobre Liberdade de Expressão na Casa Livres

No dia 25/10, convidamos você a se juntar a nós em uma discussão importante e gratuita sobre a liberdade de expressão na atualidade, tendo como ponto de partida o filme “Skokie”.

💡SOBRE O ENCONTRO

O filme “Skokie” (1981) aborda uma controversa história real ocorrida no final dos anos 70 nos EUA: o julgamento sobre a possibilidade de neo-nazistas marcharem na cidade de Skokie, Illinois, uma comunidade tradicionalmente judaica. A partir daí, visões distintas sobre o limite da liberdade de expressão entram em choque.

  • Qual a maneira mais eficaz de uma democracia liberal enfrentar grupos autoritários e anti-democráticos?
  • Quais os ônus impostos aos defensores da liberdade de expressão?

O filme aborda o conflito de forma complexa sem oferecer respostas fáceis, sendo propício para o debate na Casa Livres, onde serão exibidos trechos que melhor ilustram o confronto de ideias.

“Skokie” conta um elenco de estrelas como Danny Kaye, Eli Wallach, Kim Hunter e Lee Strasberg. O filme venceu o prêmio do Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos e foi indicado para o Emmy nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro.

💡DEBATEDORES

Paulo Marcelo do Vale, coordenador da setorial de Artes e Cultura, e André Victor Frajtag, membro da setorial, irão enriquecer a conversa com suas perspectivas e insights.

💡SOBRE O DEBATE

19h: Apresentação sobre o Livres com Mano Ferreira

19h10: Debate sobre o filme “Skokie”, com cenas ilustrando o conflito entre os personagens e choques de pontos de vista sobre o limite da liberdade de expressão. Com André Victor e Paulo Marcelo do Vale

19h45: Os efeitos da polêmica história real. O que mudou em Skokie? Com André Victor.

20h: Perguntas do público presencial e online

20h20: Encerramento

💡COMO PARTICIPAR E ACOMPANHAR

O debate vai acontecer na nossa sede em São Paulo, a Casa Livres, com transmissão ao vivo pelo Zoom.

💡COMO CHEGAR NA CASA LIVRES?

INSCREVA-SE JÁ