Um artigo dedicado à vereadora Marcela Trópia

December 15, 2023

Política

Incansável luta por desburocratização e transparência

Na Mesa da Câmara Municipal, durante as sessões plenárias, ao lado do presidente se senta a secretária geral. Essa disposição física no plenário é simbólica: presidir o Parlamento de Belo Horizonte é algo que só sou capaz de fazer tendo ao meu lado a secretária geral Marcela Trópia, do Partido Novo.

É com grande carinho e estima que dedico este artigo à vereadora Marcela Trópia, uma liderança jovem, que já compartilhou comigo experiências no movimento Livres, na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, no RenovaBR e, desde 2021, é uma colega de trabalho cuja atuação tem sido fundamental para o progresso e a transparência em nossa cidade.

Marcela Trópia, desde o início de seu mandato, tem se destacado por sua abordagem inovadora e pelo comprometimento com questões cruciais para Belo Horizonte. No dia 12 dezembro de 2023, aniversário de 126 anos de Belo Horizonte, tive a honra de apresentar, ao lado de Marcela Trópia, a plataforma BH pra Você. Essa ferramenta digital, fruto de nossa colaboração com a Fundação Dom Cabral, revoluciona a maneira como o Orçamento municipal é apresentado e analisado. Graças à sua liderança nesse projeto, cidadãos e vereadores agora têm acesso facilitado e compreensível a informações cruciais sobre o uso dos recursos públicos. 

A parceria com a Fundação Dom Cabral, nessa missão coordenada pela professora Renata Vilhena, foi fundamental. Na Câmara Municipal, porém, o projeto só foi possível com apoio da vereadora Marcela Trópia. Não só o apoio político, mas foi fundamental o apoio intelectual dessa parlamentar que, formada pela Fundação João Pinheiro como especialista em políticas públicas e gestão governamental e com experiência de bolsista da Fundação Estudar, é referência para todos os colegas como especialista em orçamento e administração pública. Feliz do seu eleitor. Acessem: https://bhpravoce.cmbh.mg.gov.br

Outro aspecto louvável do trabalho de Marcela Trópia é sua incansável luta pela desburocratização e transparência na administração pública. Ela tem atuado pela clareza no setor público, como evidenciado pela lei que exige transparência nos empréstimos da prefeitura e o projeto BH de Olhos Abertos, que garante maior divulgação de dados de interesse público.

Marcela Trópia foi relatora da Comissão de Desburocratização, apresentando várias propostas para simplificar o ambiente de negócios em BH, e apresentou seu Pacote de Inovação, que inclui projetos em tramitação para impulsionar o ecossistema de inovação e tecnologia na cidade. Atualmente, lidera a Comissão Especial de Estudo para a Modernização do Código de Posturas da cidade.

Como presidente da Comissão de Educação, Marcela também tem atuação digna de reconhecimento. Reconhecendo o impacto dos problemas de visão na evasão escolar, Marcela Trópia alocou recursos significativos para um programa de atendimento oftalmológico. A vereadora tem sido protagonista em diversas proposições legislativas para aumentar a fiscalização dos serviços educacionais pela comunidade com foco no combate ao abandono e à evasão escolar.

É impressionante, porém, notar a dificuldade que o Poder Executivo impõe ao trabalho de parlamentares como a vereadora Marcela Trópia. O Mutirão Oftalmológico, por exemplo, contou com a destinação de R$ 1,3 milhão em emendas parlamentares da vereadora para garantir exames de vista para 100 mil alunos da rede municipal. A prefeitura só apresentou dificuldades para realizá-lo e, até outubro de 2023, apenas 10,2 mil alunos haviam sido atendidos.

O mesmo acontece com a Lei Municipal de Liberdade Econômica, tão defendida por ela e pela bancada do Novo, mas travada pelo prefeito apenas por ser uma proposta de uma vereadora independente. É mesquinho estar à frente da prefeitura assim.

A Câmara Municipal de Belo Horizonte recebeu, pela primeira vez desde 2014, uma proposta de Orçamento da prefeitura com déficit. Para resolver essa questão, o prefeito Fuad Noman, que foi secretário de Fazenda desde 2017, deveria ouvir a contribuição de quem tem conhecimento técnico sobre orçamento e já mostrou que tem boas ideias pra cidade. No entanto, numa ligação para a vereadora, ele preferiu questionar quem entre ambos “sabe fazer contas”. Ela sabe, disso eu sei. Afinal, não foi ela que colocou nossa cidade no vermelho… E sou muito feliz por somar-me a essa mulher que só acrescenta a Belo Horizonte, multiplicando sua atuação, dividindo conquistas e diminuindo problemas. 

Obrigado por tudo, vereadora.

 

Artigo publicado originalmente no portal O Tempo