Rio: Capital da Inovação e do G20

December 4, 2023

Inovação

O Rio, uma cidade global, que sediará a reunião de cúpula do G20 – grupo que reúne as maiores e mais importantes economias do mundo – em 2024, tem estatura de país. A população carioca, de 6,2 milhões de pessoas, é maior do que 43% dos países do mundo: como Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia, e tem quase o dobro da população do Uruguai. A economia do Rio é a segunda maior do Brasil, e maior do que 80% dos países da América Latina. Caso a cidade do Rio fosse um membro do G20, ocuparia a 12ª colocação em PIB per capita, à frente de nove países – Rússia, China, Argentina, México, Turquia, África do Sul, Indonésia, Índia, e até mesmo à frente do Brasil.

A importância econômica da cidade não impediu o Rio de sofrer impactos de crises econômicas no país e em virtude da pandemia da Covid-19. Entretanto, a economia do Rio vem se recuperando nos últimos tempos, notadamente desde 2021, sob a nova gestão do Prefeito Eduardo Paes. Nesses quase três anos, o desemprego caiu fortemente e a cidade voltou a ser a segunda capital que mais gera empregos formais do país, com reflexos também na redução da vulnerabilidade.

Os números positivos da economia são fruto do trabalho que vem sendo realizado desde 2021. Diversas ações, propostas de lei e iniciativas estruturantes, com impacto de curto, médio e longo prazo, estão sendo realizadas pela Prefeitura, como as medidas emergenciais adotadas a fim de mitigar os impactos econômicos da crise sanitária mundial. Muitas dessas iniciativas são lideradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) e pela Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura, ligada à secretaria.

A SMDUE vem trabalhando em mudanças de processo e propostas de lei visando diminuir a burocracia e oferecer mais segurança jurídica a quem quer empreender na cidade. Mudanças estruturais, como a proposta de coordenação do setor aeroportuário na cidade, também foram uma das principais contribuições para o desenvolvimento econômico do Rio. Além da atração de novas empresas e novos negócios, movimentando a economia e gerando empregos e renda para os cariocas. Fomentando e apoiando, inclusive, a criação e consolidação de novos mercados na cidade: como de crédito de carbono e de criptomoedas.

O Rio quer se tornar a capital da inovação e da tecnologia da América Latina. Para uma transformação desse escopo, é necessário realizar uma série de medidas e projetos com visão de longo prazo, que explorem adequadamente as potencialidades e vocações da cidade, também com um olhar sobre sustentabilidade e economia verde. Essa meta da cidade se tornar a capital da inovação da América Latina vai levar o Rio a criar novas empresas, arrecadar bilhões com impostos e gerar empregos de alta qualidade.

Dentre essas ações, podemos citar o Porto Maravalley, um hub de inovação e tecnologia na área do Porto que une no mesmo espaço físico o IMPA Tech, a primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com diversas startups e empresas de tecnologia, cujas obras ficam prontas em dezembro de 2023. O ISS Tech, um incentivo fiscal para fomentar o desenvolvimento do setor tecnológico na região portuária da cidade, com a redução de 5% para 2% do ISS. O Web Summit Rio, versão carioca do maior evento de tecnologia do mundo, teve a sua primeira edição em 2023 e terá mais cinco edições, pelo menos até 2028 – com uma estimativa de público de mais de 800 mil pessoas e um potencial impacto econômico de R$ 1,2 bilhão nas seis edições, se somado o impacto econômico das outras iniciativas para o setor.

O Programadores Cariocas, um projeto de qualificação de cariocas para o mercado de trabalho no setor de tecnologia, é outra iniciativa de destaque. A Prefeitura paga o curso, além de fornecer um auxílio financeiro de R$ 500 por mês durante o período de aulas e um notebook ao final do programa, para os que concluírem. No primeiro ciclo, foram formados 750 jovens, sendo 70% negros, 40% mulheres e metade morador de comunidades. Já o Sandbox.Rio é uma iniciativa que oferece a negócios e empreendedores a cidade como um espaço regulatório seguro para a experimentação de soluções e projetos inovadores. O objetivo é, ao final, ter informações que possam embasar leis adequadas e políticas públicas que permitam a implementações de produtos e serviços inovadores na cidade, de maneira que seja boa para a população e segura para o poder público e para as empresas.

No setor de economia verde, a Prefeitura do Rio propôs o ISS Neutro – uma inciativa inovadora de incentivo fiscal para que empresas ligadas ao setor de crédito de carbono se instalem na cidade, fomentando o mercado voluntário. Além da construção de um segundo hub no Rio: o Centro de Energia e Finanças do Amanhã, focado em finanças sustentáveis e transição energética.

Vale ressaltar que o Rio sediará, em abril de 2024, durante a segunda edição do Web Summit Rio, o principal encontro do Startup20 Brasil – evento sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo, promovido pelo grupo oficial de engajamento de Startups no G20. Durante o encontro, estarão na cidade representantes de startups, agentes públicos, o setor privado e referências de inovação em todo o mundo. Estão previstos painéis sobre inovação e empreendedorismo e também visitas técnicas a hubs de inovação, como o Porto Maravalley, universidades e centros de pesquisa cariocas.

O Rio é uma cidade pulsante, com vocação turística e de negócios. Estamos recuperando a confiança dos investidores e a autoestima do carioca. A economia vem crescendo nos últimos anos, o que já vem se refletindo na queda da taxa de desemprego, por exemplo.

Os desafios ainda são grandes, mas os resultados são cada vez mais visíveis para a população. Estamos colhendo os frutos de um trabalho diário, que começou lá atrás como uma ideia: transformar a cidade na capital da inovação e tecnologia da América Latina. Com os diversos eventos ligados ao G20 sediados no Rio, vamos, mais uma vez, estar no centro das discussões de temas tão relevantes, para hoje e para o futuro.

Artigo publicado originalmente no portal Rio Capital do G20 Brasil 2024

Acompanhe o trabalho de Chicão Bulhões em suas redes sociais.