A hora da responsabilidade é agora

May 9, 2022

Economia

O equilíbrio fiscal é um dos grandes problemas do nosso país. O Estado brasileiro gasta muito e gasta mal. Em 2019, a dívida pública era mais de 78,4% do PIB. Levando em conta que nossa carga tributária é uma das mais pesadas do mundo, a redução de gastos da máquina pública é fundamental para restabelecer o equilíbrio. Dentro disso é urgente reduzir o custo Brasil, adotar políticas públicas com responsabilidade e afastar a máquina pública do populismo.

Mesmo num cenário tão claro de estagnação econômica e fiscal, ainda são poucas as pessoas que conseguem perceber que são elas mesmas que mantêm todos os custos do Estado. Quando uma corporação reclama seus “Direitos”, e nisso incidir subsídio com dinheiro público, inevitavelmente ela impõe o “Dever” de pagar a conta, a todos os outros cidadãos. Foi assim com os caminhoneiros, com os cobradores de ônibus da Grande Vitória e até mesmo com as categorias que receberam privilégios nos destaques da reforma da previdência. 

Essa falta de percepção está alinhada ao nosso sistema tributário focado no consumo, pois camufla a maior parte do recolhimento de impostos sobre os esforços e ganhos do brasileiro que chega a trabalhar cinco meses do ano para bancar os elevados salários e toda sorte de benefícios e privilégios dos altos escalões do poder público, principalmente dos políticos. Para isso, os mais pobres deixam no supermercado e na farmácia quase metade do fruto de seu suor em forma de imposto.

A situação encarece ainda mais o custo Brasil. Além do que é pago diretamente, também há um custo subjetivo e objetivo de insegurança patrimonial, há desperdício de tempo com exigências burocráticas ultrapassadas, a incerteza com decisões governamentais sem base científica e a falta de infraestrutura que precisa ser compensada com maior investimento privado.

O panorama se torna ainda mais grave quando consideramos os investimentos em Saúde, Segurança e Educação, feitos sem estratégia e gestão, muitas vezes lançando mais dinheiro em uma gestão pública carente de inovação e melhorias. 

Quando olho o caminho que levou outras nações à prosperidade vejo um Estado enxuto, eficiente e responsável. Livre do paternalismo com um povo inovador onde o maior direito além de sonhar grande, é o de ter o ambiente propicio para realizar seus sonhos e gerar riqueza com um ordenamento jurídico sério e respeitável.  Por isso afirmo que para o Brasil, a hora da responsabilidade é agora!