60 Anos do Golpe de 1964 e a refugada de Lula

April 1, 2024

O presidente Lula decidiu cancelar os atos do governo que fizessem alusão aos 60 anos do Golpe Militar de 1964. Essa refugada de Lula é mais do que simplesmente lamentável. Em um momento crucial para a memória histórica e para a defesa da democracia no Brasil, sua posição inoportuna revela uma desconexão alarmante com a realidade, uma falta de comprometimento com os valores democráticos e com a história do Brasil.

Bolsonaro, em seus tresloucados devaneios, usava a data para celebrar uma revolução que teria livrado o Brasil do comunismo. Um revisionismo barato, mas que marcava posição e, por incrível que pareça, conquistou mentes e corações abduzidos pelo canto populista da extrema direita.

Lula, por outro lado, deliberadamente escolheu simplesmente fingir que a data não existe ou que mereça ser marcada, isso pode ter consequências graves.

A decisão do presidente, tomada a fim de não causar melindres nas Forças Armadas, foi num momento ainda mais perturbador. Recentemente o país enfrentou sérias ameaças à democracia, com ataques constantes às instituições democráticas, tentativas descaradas de minar o Estado de Direito e a execrável barbárie acontecida em 8 de janeiro de 2023.

Investigações da Polícia Federal indicam que possivelmente, mais uma vez em nossa história, militares das mais altas patentes estavam envolvidos, junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua trupe, numa trama conspiratória, golpista e criminosa que esteve muito perto de ser lavada a cabo.

Assim, a marca dos 60 anos do Golpe Militar torna-se ainda mais importante. A data vale para lembrar que as instituições do Estado Brasileiro, em especial as Forças Armadas, mas não só, tenham a visão cristalina de que a democracia não é um jogo de palavras ou uma questão de conveniência política, institucional ou corporativa.

A omissão de Lula é imperdoável. Lembrar e marcar os 60 anos do Golpe Militar é demonstrar um compromisso inabalável com os valores fundamentais da liberdade, da justiça e da igualdade.