5 filmes sobre liberdade para assistir esse ano

January 18, 2023

Cultura

Filmes conseguem nos fazer conhecer novas histórias e se aprofundar em temas e entrar em contato com realidades diferentes das nossas. Que tal assistir a algumas histórias de liberdade nesse início de ano? Separamos cinco que marcaram o cinema. Confira:

Fahrenheit 451

Baseado no livro homônimo, esse clássico dos anos 60 retrata um Estado totalitário onde livros são proibidos e queimados, pois todos foram convencidos de que literatura é um propagador da infelicidade. O bombeiro Mas Montag (Oskar Werner) começa a questionar o regime após uma mulher ser queimada viva por ter uma biblioteca, e vê sua vida repentinamente virar de cabeça para baixo.

Ano: 1966

Direção: François Truffaut

Roteiro: François Truffaut, Ray Bradbury

Elenco: Oskar Werner, Julie Christie, Cyril Cusack

Doutor Gama

Este filme baseado em fatos reais apresenta a história de vida de Luiz Gama, liberal que se tornou um dos heróis do movimento abolicionista brasileiro. Interpretado por César Mello, Gama libertou nos tribunais mais de 500 escravos brasileiros com seu conhecimento sobre as leis. Mesmo escravizado, Gama conseguiu se alfabetizar e assim conquistou sua liberdade, tornando-se assim um dos advogados mais respeitados da época.

Ano: 2021

Direção: Jeferson De

Roteiro: Luiz Antônio

Elenco: Cesar Mello, Mariana Nunes, Clara Choveaux

Hamilton

Neste musical de palco, Lin-Manuel Miranda interpreta Alexander Hamilton, um dos “pais fundadores” dos Estados Unidos, em sua luta pela libertação do país da coroa inglesa e da constituição da mais longeva democracia liberal do mundo.

Ano: 2020

Direção: Thomas Kail

Roteiro: Lin-Manuel Miranda

Elenco: Lin-Manuel Miranda, Jonathan Groff (II), Daveed Diggs

Brazil

Estrelado por Jonathan Pryce e Robert De Niro, o longa acompanha Sam Lowry, um burocrata num futuro distópico que tenta corrigir um erro administrativo e se torna um inimigo do estado. Especula-se que o nome do filme foi dado em razão da ditadura militar no Brasil, que terminou no ano de lançamento do filme.

Ano: 1985

Direção: Terry Gilliam

Roteiro: Charles McKeown, Tom Stoppard

Elenco: Jonathan Pryce, Robert De Niro, Kim Greist

Moonlight

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2017, Moonlight apresenta três momentos distintos da vida de Chiron enquanto explora suas descobertas em relação à própria identidade e sexualidade, do bullying na infância e crise de identidade na adolescência. Um filme de estudo de personagem.

Ano: 2016

Direção: Barry Jenkins

Roteiro: Barry Jenkins, Tarell Alvin McCraney

Elenco: Alex R. Hibbert, Ashton Sanders, Trevante Rhodes