4 liberais que você (provavelmente) não conhece, mas deveria

January 24, 2023

Liberalismo

A tradição liberal no decorrer da história é muito vasta. No Brasil, autores internacional como Ludwig von Mises e F. A. Hayek se tornaram populares entre os defensores do liberalismo. Porém, há muitos outros nomes muito importantes que merecem o resgate e o reconhecimento dos liberais brasileiros. Apresentamos quatro deles:

TAVARES BASTOS

Se hoje o poder público no Brasil está dividido entre União, estados e municípios, é graças a Tavares Bastos. O alagoano é considerado o pai do federalismo brasileiro por lutar pela descentralização administrativa durante o Segundo Reinado. Prodígio, começou a estudar direito aos 16 e se tornou deputado geral por Alagoas com apenas 22 anos.

Dica de livro: A Província

BENJAMIN CONSTANT

Um dos mais importantes nomes do liberalismo francês, Constant é considerado “o mais eloquente entre todos os defensores da liberdade”. Suas ideias influenciaram a Constituição Francesa de 1830, que previa abolição da censura à imprensa, a laicidade do Estado e a limitação dos poderes do rei.

Dica de livro: Da Liberdade dos Antigos comparada à dos Modernos

AMARTYA SEN

Vencedor do Nobel de Economia em 1998, o indiano não enxerga a liberdade apenas como a ferramenta primordial para o desenvolvimento humano, mas como seu fim. Seu trabalho mergulha nos graves problemas sociais da Índia e do mundo para mostrar como ideias liberais podem reduzir a pobreza, a fome e a desigualdade de oportunidades.

Dica de livro: Desenvolvimento como liberdade

WILHELM VON HUMBOLDT

Um dos principais nomes do liberalismo clássico alemão, Humboldt foi um dos mais audaciosos defensores da liberdade a partir do iluminismo. Em seus escritos, o filósofo explorou o papel da liberdade no desenvolvimento individual e sugere uma série de mecanismo para conter a expansão do poder do Estado.

Dica de livro: Os limites da Ação do Estado

 

Acompanhe o Livres nas redes sociais para saber mais sobre o liberalismo no Brasil e no mundo.