Sob gestão Caio Cunha, Mogi das Cruzes é selecionada para integrar aliança internacional de cidades transparentes

May 18, 2023

Internacional

Transparência

Mogi das Cruzes foi selecionada para integrar um grupo seleto de lideranças de 20 cidades das Américas do Norte e do Sul na Bloomberg Philanthropies City Data Alliance. A aliança tem como objetivo auxiliar os líderes locais a acelerar suas práticas de dados e fornecer resultados excepcionais para a população.

O anúncio foi feito em um encontro de três dias em Baltimore, nos Estados Unidos, oferecido pela Bloomberg Philanthropies aos prefeitos das cidades escolhidas. Durante o evento, os participantes tiveram acesso a oficinas, palestras e workshops.

O prefeito Caio Cunha comemorou a inclusão de Mogi das Cruzes no grupo das 100 cidades mais comprometidas com a transparência na administração e gestão de dados do setor público. “Toda a equipe da nossa gestão está envolvida na utilização de dados para o bem público, tendo em vista sempre nossas futuras gerações. O objetivo é fazer a diferença para as pessoas que servimos. E com essas formações que recebemos do programa poderemos agir de forma mais rápida, inteligente e inovadora”, afirmou.

Como parte do programa, os prefeitos e as lideranças locais receberão treinamento executivo e orientação sobre como aproveitar os dados para fortalecer as operações do governo municipal, inovar os serviços públicos e obter melhores resultados para a população. Isso inclui melhorar o acesso aos cuidados de saúde, repensar os sistemas de gestão de resíduos, expandir programas habitacionais acessíveis e combater a falta de moradia. Juntos, os líderes locais assumirão um compromisso público compartilhado de usar os dados para entender melhor as necessidades da comunidade e atendê-las de maneira mais eficaz.

Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg LP e da Bloomberg Philanthropies e ex-prefeito de Nova York, destacou que os 20 prefeitos foram selecionados por sua liderança no uso de dados para informar a tomada de decisões e enfrentar desafios. Ele enfatizou que o programa ajudará esses prefeitos a levar seu trabalho para o próximo nível, fornecendo ferramentas, suporte e uma rede de apoio para utilizar os dados de forma ainda mais eficaz.

A Bloomberg Philanthropies City Data Alliance fornecerá suporte gratuito às cidades participantes para aprofundar o uso de dados na tomada de decisões, transformação de sistemas, avaliação de impacto e comunicação de resultados. As cidades também receberão investimentos e assistência técnica personalizada por até 12 meses, incluindo treinamento estruturado e orientação individualizada para aprimorar práticas de dados críticos, como gestão de desempenho, compras públicas, avaliação ou disponibilização de dados como serviço.

Além do prefeito Caio Cunha, o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, e o secretário adjunto da pasta, Marcos Torres, também participaram do evento em Baltimore, representando Mogi das Cruzes.

Entre as cidades selecionadas, Mogi das Cruzes representa o Brasil, juntamente com Niterói (RJ), Maceió (AL) e Recife (PE). Além do Brasil, a Argentina e o Peru também têm uma cidade representando cada país: Mendoza e Chiclayo, respectivamente. O Chile teve três cidades indicadas: Arica, Las Condes e Maipú. Os Estados Unidos escolheram mais 11 cidades para se juntarem à aliança.

A Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, estabelecida em 2022 com um investimento de US$ 60 milhões, tem como parceiros o Bloomberg Center for Government Excellence (GovEx) na Johns Hopkins University, a Harvard Kennedy School Government Performance Lab, a Behavioral Insights Team e a Public Digital. A aliança baseia-se no sucesso da Certificação da Bloomberg Philanthropies What Works Cities, liderada pela Results for America, que estabelece um padrão de excelência para governos locais bem administrados e orientados por dados. Com a inclusão de Mogi das Cruzes, o número total de cidades participantes na Bloomberg Philanthropies City Data Alliance chega a 42, espalhadas por sete países.

Acompanhe o trabalho de Caio Cunha em suas redes sociais.