Pular para o conteúdo
Encontros do Conselho Acadêmico

Encontros do Conselho Acadêmico

Acesse todos os Encontros do Conselho Acadêmico do Livres. Esse é o espaço em que reunimos grandes especialistas e autoridades convidadas para conversas de alto nível sobre os maiores desafios do Brasil com o objetivo de aprofundar e amadurecer os posicionamentos institucionais do Livres. Esse é um conteúdo exclusivo para associados adimplentes.

Acompanhe nossa agenda de encontros.

Agenda Livres 

Responsável Rafael Moredo
Última atualização 18/09/2026
Tempo de conclusão 20 horas 22 minutos
Membros 17
Institucional Liberalismo
Temporada 2026
Visualizar tudo
Mudanças Estruturais na Educação
Mudanças Estruturais na Educação
Visualizar

A discussão sobre o financiamento da educação básica e o papel das parcerias público-privadas (PPPs) e do FUNDEB no ensino brasileiro foi o tema do Encontro com o Conselho Acadêmico do Livres realizado em 06/08/2026. O debate abordou como superar a estagnação do aprendizado nas escolas públicas e ampliar a eficiência da alocação de recursos, considerando as barreiras regulatórias, o uso de indicadores de desempenho e a necessidade de flexibilizar os modelos de gestão educacional no país.

Coordenado pelo Conselho Acadêmico do Livres, o painel reuniu os professores e economistas Fernando Schuler e André Portela Souza, dois dos maiores especialistas em governança pública, políticas sociais e avaliação de impacto em educação. Ao longo do encontro, os convidados debateram propostas como a criação de um "Marco de Abertura da Educação Pública" (inspirado no Marco do Saneamento), analisaram os modelos de Charter Schools e Vouchers, defenderam o uso rigoroso do SAEB para hard accountability e discutiram caminhos para desonerar estados e municípios no uso de novas tecnologias de gestão educacional.

Encontros do Conselho Acadêmico
Comércio Exterior: o Brasil no plano global
A discussão sobre o contexto global do comércio internacional, a reconfiguração das cadeias globais de valor e os impactos das crescentes medidas protecionistas na economia brasileira foi o tema do Encontro com o Conselho Acadêmico do Livres realizado em 17/09/2026. O debate abordou os desafios do multilateralismo no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), os efeitos das políticas tarifárias unilaterais impostas por grandes potências e as alternativas estratégicas do Brasil para expandir sua produtividade e inserção comercial, considerando entraves regulatórios e a estrutura protecionista interna.

Coordenado pelo Conselho Acadêmico do Livres, o painel reuniu os palestrantes e conselheiros Paulo Roberto de Almeida, embaixador e diplomata de carreira, e Sandra Polónia Rios, economista e especialista em comércio exterior e política comercial. Ao longo do encontro, os convidados debateram propostas como a diversificação de parcerias comerciais através de novas rodadas de acordos de livre comércio, analisaram os impactos do avanço das políticas industriais da China e dos EUA, defenderam a abertura unilateral seletiva de tarifas em bens de capital e tecnologia para fomento da produtividade e discutiram caminhos para o fortalecimento de alianças pragmáticas com potências médias (middle powers).