“Liberais têm sido usados pela direita”, diz Gloria Álvarez

April 16, 2019

O populismo é a grande marca da política na América Latina, seja em projetos de esquerda ou direita. Essa é a tese da cientista política Gloria Álvarez, que concorre à presidência da Guatemala para mostrar que as ideias de liberdade podem furar essa dicotomia.

Gloria esteve no Brasil lançando seu livro O Embuste Populista em diversos eventos pelo país. Acompanhamos o lançamento em São Paulo, em evento promovido pelo Centro de Liberdade Econômica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde houve um bate-papo mediado pelo jornalista e escritor Leandro Narloch, grande parceiro do Livres.

“Liberais sempre têm sido usados pela direita conservadora na América Latina”, avalia Glória. “Isso tem feito que os liberais não levem a frente os seus próprios projetos políticos, mas creio que no século XXI vai ser mais fácil que façamos alguns deles, sem a necessidade de ficar embaixo da asa de ninguém”, completa a cientista política.

Também conversamos com Leandro Narloch, que destaca a importância de defender a liberdade por inteiro. “Hoje em dia está na moda se dizer liberal na economia e conservador nos costumes, mas não existe meia liberdade: liberdade na economia também é liberdade nos costumes”, comentou Narloch.