Crise na Bolívia: o que podemos aprender no Brasil

November 12, 2019

Após fraude eleitoral absurda, a crise na Bolívia chega em uma situação crítica com a renúncia de Evo Morales. Ele deixa o poder após mais de 13 anos, seguidas manobras para ampliar seu mandato, o derretimento da sua base política e a pressão de opositores e militares – o que é inaceitável. No #LivresNoticia de hoje vamos entender melhor o que está acontecendo com nossos vizinhos e quais são as lições que essa crise na Bolívia trazem para o Brasil.

Há expectativa de que a senadora Jeanine Áñez, segunda vice-presidente do Senado e opositora de Evo Moralles, assuma hoje a presidência da república em sessão extraordinária do Congresso.

Áñez já declarou compromisso de conduzir novas eleições para cumprir o prazo de troca de mandato presidencial no próximo dia 22 de janeiro, data em que acabaria o mandato de Evo Moralles.

O Livres espera que o Congresso boliviano consiga encontrar uma solução pacífica para reestabelecer a democracia com novas eleições livres, limpas e transparentes. Não há solução legítima possível fora da democracia.