Como é ser um coordenador Livres?

August 13, 2021

Neste mês de agosto de 2021, completo 1 ano à frente da coordenação da Setorial de Sustentabilidade do Livres – os últimos 4 meses em parceria com meu competente amigo e Associado Livres Helio Secco. Penso que esses marcos temporais são oportunidades valiosas de reflexão, que não devem passar em branco. Por isso, gostaria de compartilhar com vocês um balanço dos nossos desafios e conquistas, além de falar um pouco da minha experiência nessa posição.

Primeiramente, vale lembrar que este foi o primeiro ano da Setorial de Sustentabilidade. Nesse espaço de tempo, acredito que conseguimos consolidá-la como um espaço aberto e estruturado para compartilhamento de dados, informações, perspectivas e conhecimento sobre meio-ambiente, liberalismo e desenvolvimento sustentável. Ainda em 2020, pudemos contribuir com a construção do Caderno de Políticas Públicas Municipais do Livres, dando suporte para os candidatos e mandatários associados ao movimento, missão que se renova agora em 2021, nos níveis estaduais e federais.

Ao longo desses 12 meses, promovemos uma série de webinars, muitos em parceria com outras setoriais, com temas de relevância para a política nacional e para a pauta de sustentabilidade, em particular, como: os impactos da eleição de Joe Biden no Brasil, o marco legal da energia solar distribuída, e a Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Por fim, publicamos 1 artigo com uma retrospectiva da política ambiental brasileira em 2020, e temos uma nota técnica em processo de edição.

De um ponto de vista mais pessoal, posso afirmar que a posição de coordenador nos abre oportunidades e nos obriga a enfrentar desafios que impulsionam nosso crescimento. Fora desse papel, dificilmente eu teria interagido com os especialistas e grandes nomes da academia e da política nacional com quem tive a oportunidade de conversar desde o ano passado. Foi também um tempo em que pude conhecer melhor a governança e as pessoas à frente do Livres, além de me aprofundar no tema de sustentabilidade. E, apesar de difícil, foi muito enriquecedor me ver obrigado a sair da zona de conforto e enfrentar desafios (para mim, foi desafiador) como gravar vídeos, falar em eventos online, e abordar desconhecidos na “cara dura” via redes sociais.

Embora este tenha sido um período extremamente proveitoso, pelo qual sou muito grato, creio que seja hora de abrir espaço para novas lideranças e ideias. Por isso, deixo meu convite e incentivo para que outros associados Livres participem mais ativamente e, caso tenham interesse, tomem a frente e assumam posições de coordenação e de liderança no movimento. Não há nada a temer, mas muito a aprender e por fazer nessa missão de espalhar a liberdade. Agradeço ao Livres pela confiança (especialmente ao Alan, coordenador das setoriais), aos membros da setorial de Sustentabilidade, e ao meu colega de coordenação Helio Secco. Muito obrigado pela paciência, pelo incentivo e pelo aprendizado!