Brasília ferve, ajuste fiscal esfria

March 28, 2019

A bolsa de valores depois de chegar a 100.000 pontos, fato inédito no Brasil, despencou para 93.000 pontos. Esse movimento tem a ver com dois fatos que movimentaram Brasília, na última semana, e tiveram um grande impacto no mercado brasileiro. O primeiro foi o recebimento do projeto de lei 1645/2019, que trata sobre a reforma da previdência dos militares, e, o segundo é relacionado à prisão de Michel Temer, o segundo presidente da Nova República que foi preso.

Com relação à reforma da previdência dos militares, vários problemas podem ser apontados, entre eles, a tentativa dos militares de incluírem uma reestruturação de carreira, na qual se somam vários benefícios, inclusive aumento de salários. Enquanto nas reformas para iniciativa privada e servidores públicos todos são impactados. Os militares podem argumentar que aumentaram a alíquota na mesma proporção dos demais, porém, em nenhum dos outros casos houve qualquer benefício. A Nova Previdência é uma necessidade para o Brasil!

Aparentemente, parece uma estratégia do governo deixar para o Parlamento a definição de que não deve ser tratado neste momento a reestruturação de carreira, fatiando o projeto dos militares e deixando somente a questão da previdência. A reestruturação da carreira dos militares é uma necessidade, mas, este não é o momento! O momento é de colocar a casa em ordem para o País voltar a crescer, e isso, só será possível com a Nova Previdência, em que todos, repito, todos estejam envolvidos.

A prisão do ex-presidente Michel Temer foi outro fator que abalou o mercado por vários motivos. O primeiro é que Temer ainda tem muito peso junto aos partidos do centrão, o segundo é que a prisão não seguiu, por exemplo, os mesmos parâmetros da prisão do Lula, que somente foi preso depois de ser condenado na primeira e na segunda instância. Além disso, o terceiro motivo é que a prisão de Temer foi acompanhada da prisão do Moreira Franco, sogro do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

A política tem seu próprio timing. Na última semana, o ministro Sergio Moro foi criticado por Maia e, ato contínuo, no dia seguinte, o juiz da Lava Jato no Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, prendeu Michel Temer e Moreira Franco. Que fique claro, acredito que esses dois senhores devem sim ir para prisão, após o devido processo legal e após condenação em segunda instância, assim como foi o caso do Lula.

Dos que foram presos, o que tem relação pessoal com o presidente da Câmara dos Deputados é o Moreira Franco, como dito, seu sogro. Ou seja, se não foi retaliação, pareceu uma, apesar da data da determinação da prisão ser anterior ao desentendimento entre o Moro e o Maia.

Tudo isso fez a bolsa despencar, já que, aparentemente, o governo federal parece não ter força para aprovar a Nova Previdência, e isso seria péssimo para o Brasil. Como já dito em outro artigo, se não corrigirmos o caos que é nossa previdência, o Brasil não terá dinheiro para pagar as suas contas com tributos e terá que recorrer à impressão de dinheiro para quitar seus débitos. O que vai gerar inflação, algo que não deve acontecer!