Pular para o conteúdo

PROJETO LIVRES

Sociedade Aberta


Conheça nossa atuação por vidas, liberdades e propriedades, combatendo toda forma de violência


Apoiar

Como promovemos uma Sociedade Aberta                                      Apoiar


A Sociedade Aberta é o arranjo social em que cada pessoa tem o direito de ser e escolher, sem precisar abrir mão de quem é para viver em paz, sem medo da violência. Em que a vida, a liberdade e a propriedade são princípios respeitados, independente de classe social e endereço. Em que a diversidade é defendida como princípio de liberdade individual.

Nós do Livres defendemos a construção de uma sociedade plural nos costumes, livre nas ideias e segura para a diversidade, com um paradigma de segurança pública moderna e eficiente. Por isso, nosso projeto une iniciativas que defendem dois pontos-chave:


  • O respeito às liberdades civis
  • A busca por uma política de segurança pública atualizada, efetiva e baseada na proteção dos direitos fundamentais de existência: vida, liberdade e propriedade

Iniciativas

Todo projeto Livres tem iniciativas, que desenvolvem o projeto em soluções práticas trabalhadas pela nossa comunidade de Líderes, Associados, Conselheiros e parceiros. Conheça as iniciativas do projeto Sociedade Aberta.

SPMI - Segurança Pública e Mercados Ilícitos

Nova Política de Drogas

Equidade de Gênero

Combate à Discriminação

Liberdade de Expressão

Curadoria

Conheça algumas produções do Livres sobre a Sociedade Aberta


Livres Ao Vivo

Diálogos ao vivo e online abertos ao público


Livres Entrevista

Questões liberais com especialistas brasileiros


Gabi Explica

Respostas rápidas para perguntas complexas

Sociedade Aberta: a importância do combate à violência              Apoiar


Entendemos a violência e o medo como dois dos principais obstáculos contra a autonomia e o pluralismo no Brasil. Em 2018, 17 cidades brasileiras estavam entre as mais violentas do mundo. Apenas em 2024, o Brasil registrou um total de 38.722 assassinatos. Com a existência de mercados ilícitos, políticas repressivas mal desenhadas e a atuação discriminatória de agentes públicos, as populações mais vulneráveis como jovens negros, mulheres e moradores de periferias são as que mais sofrem. Dados mostram que a cada 24 horas, 13 mulheres são vítimas de violência e somente em 2024 houve 531 casos de feminicídio nos nove estados monitorados.


Ao mesmo tempo em que a insegurança pública piora, o debate público se tornou refém de discursos autoritários que ameaçam a liberdade de expressão e o direito à dissidência. O Estado, que deveria garantir direitos, muitas vezes os viola.


Nosso compromisso é superar essa realidade com uma nova abordagem de segurança pública e combate à violência, seja ela praticada por criminosos ou pelo próprio Estado, por meio de desvios de conduta dos agentes da lei. No projeto Sociedade Aberta, consideramos também os mercados ilícitos e o crime organizado enquanto ameaças constantes às liberdades individuais e resultados de políticas públicas ineficientes, que ignoram alternativas eficientes de combate à violência.



Reformas que defendemos pela Sociedade Aberta                         Apoiar


O Livres defende reformas nos níveis municipal, estadual e federal da administração pública para o combate à violência e à discriminação, promovendo equidade e pluralidade no país. Nossas soluções estão disponíveis no Caderno de Políticas Públicas, nossa publicação bianual com curadoria de especialistas. Confira abaixo algumas das nossas ideias presentes no CPP para o projeto Sociedade Aberta.



01

Guarda municipal

Reforma da atuação da Guarda Municipal, com foco na proteção cidadã, formação contínua, protocolos de uso progressivo da força​ e integração entre as forças de segurança.

02

Cannabis medicinal

Legalização e regulação do uso medicinal e adulto da cannabis, com políticas de redução de danos e foco na saúde pública​.

03

PIX Pensão

Projeto para aumentar a efetividade no pagamento de pensão alimentícia determinado pela justiça para casos de pais separados, com transferências automáticas, vinculado ao CPF do responsável. 


04

Nome social

Desburocratização do nome social para pessoas trans, com políticas de acesso à regularização de documentos e inclusão social.

05

Licença parental

Substitui desenho da licença maternidade e paternidade para aumentar a equidade entre gêneros na responsabilidade sobre criação dos filhos.

06

Ressocialização

Reinserção social de pessoas egressas do sistema prisional, com políticas de qualificação profissional e educacional​.

07

Câmeras corporais

Utilização de ferramenta pelas forças de segurança para defesa dos direitos humanos e reforço da transparência​.

Conquistas do Livres pela Sociedade Aberta

Segurança Nacional

Revogação da Lei de Segurança Nacional, substituída pela nova Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, defendida por líderes Livres no Congresso Nacional.

Combate à discriminação

Revogação da proibição da doação de sangue por homens LGBTQ+, com atuação de líderes nas esferas estadual e federal e participação no debate público.

Combate ao assédio

Protocolo Não Se Cale, projeto da líder Livres Cris Monteiro em vigor na cidade de São Paulo (SP), promove proteção às vítimas de importunação sexual, ameaça e violência.

Cannabis Medicinal

Projeto em vigor no estado de São Paulo, de coautoria do líder Livres Sérgio Victor, desburocratiza acesso de medicamentos à base de cannabis no SUS paulista;

Distribuição de absorventes

Projetos das líderes Livres Cibele Moura (deputada estadual) e Cris Monteiro (vereadora) enfrentam a pobreza menstrual que afeta mais de quatro milhões de brasileiras em vulnerabilidade socioeconômica.


Defenda a sociedade aberta

Somos uma associação civil sem fins lucrativos. Todos os projetos e conquistas que você conheceu são viabilizados pela contribuição de associados e parceiros.

Associe-se e nos ajude a continuar nosso trabalho de impacto na defesa da sociedade aberta.


Apoie nosso trabalho



Cadernos de Políticas Públicas do Livres têm +180 soluções liberais para o Brasil, com curadoria de especialistas, e foram entregues para +3 mil candidatos e líderes.