Pular para o conteúdo

PROJETO LIVRES

Sementes do Futuro


Conheça nosso trabalho pela preservação da autonomia no longo prazo com saúde preventiva e proteção ambiental

Apoiar

Sementes do Futuro: pelo desenvolvimento sustentável               Apoiar


A democracia liberal é um conjunto bem pensado de instituições que limita o poder do Estado para garantir os direitos fundamentais de cada pessoa. Ou seja, ela vai muito além de simplesmente eleger quem vai governar. A democracia liberal é, antes de tudo, o sistema político da liberdade.

Nós do Livres buscamos, com o projeto Democracia Liberal, reformar o Estado brasileiro, colocando o orçamento público de fato a serviço do cidadão. Liberdade real só existe quando os cidadãos podem confiar nas instituições, acessar seus direitos e participar das decisões que moldam seu futuro.

Com foco em fortalecer as instituições públicas e contornar a tendência mundial de enfraquecimento democrático, queremos:


  • eliminar privilégios
  • modernizar o Estado
  • reforçar os princípios republicanos

Iniciativas

Todo projeto Livres tem iniciativas, que desenvolvem o projeto em soluções práticas trabalhadas pela nossa comunidade de Líderes, Associados, Conselheiros e parceiros. Conheça as iniciativas do projeto Sementes do Futuro.

Universalização do Saneamento

ALSAP - Agenda Liberal de Saúde Preventiva

ALPAS - Agenda Liberal de Preservação Ambiental e Sustentabilidade

Saúde 2.0

Curadoria

Conheça algumas produções do Livres sobre Saúde e Sustentabilidade


Política em Minutos

Pequenas respostas para grandes debates


Livres Entrevista

Questões liberais com especialistas brasileiros


LivresCast

Histórias de quem promove a liberdade

Sementes do Futuro: um panorama brasileiro                                  Apoiar


A democracia vem enfrentando desafios em todo o mundo: o nível democrático do planeta recuou 30 anos, voltando aos níveis de 1989. A conclusão é do Democracy Report 2022, do V-DEM Institute. Infelizmente, o Brasil não fica de fora deste cenário, confirmado por outros rankings internacionais de liberdade. No Democracy Index, da publicação britânica The Economist, nosso país é considerado uma democracia falha por deficiências no funcionamento do governo, na participação social e na cultura política.

Pesquisas brasileiras reforçam o cenário apontado pelas publicações internacionais. Em 2022, o DataFolha apontou que 67% dos brasileiros temiam ser vítimas de violência em função de suas escolhas políticas e eleitorais, indicando uma dificuldade generalizada de convivência democrática. Já em 2021, o mesmo instituto de pesquisa publicou que o número de brasileiros que desconfiam das instituições vêm aumentando há anos, alcançando 50% de desconfiança entre entrevistados.


No Brasil, a configuração do Estado compromete a liberdade real, limitando escolhas, sufocando a confiança institucional e ampliando desigualdades. O panorama da democracia liberal brasileira pode ser resumido nos seguintes pontos:

1

Judiciário

O Brasil tem o Judiciário mais caro do mundo e ainda assim não garante segurança jurídica para a maioria da população.

2

Eleições

Atos golpistas como de janeiro de 2023 mostram que precisamos vigiar contra retrocessos.

3

Instituições

A percepção pública de que o Estado atua para proteger privilégios enfraquece as instituições.

4

Gasto público

Orçamento segue com gastos ineficientes que não priorizam quem mais precisa.

5

Direito individual

O alistamento militar obrigatório impõe restrições à liberdade de milhares de jovens brasileiros. Troca por sistema voluntário ainda não é prioridade no país.

Reformas pelo desenvolvimento sustentável                                    Apoiar


Nós do Livres entendemos que um regime político livre é marcado pela legitimidade das instituições. Em outras palavras, os cidadãos governados confiam na essência das medidas do governo. O cenário brasileiro atual é de grande desconfiança nas instituições públicas, o que exige grandes reformas nesse sentido.


Transparência, eficiência e avaliação ampla de políticas públicas por meio de dados e evidências são caminhos importantes de uma agenda liberal por uma democracia que põe o cidadão como centro da atuação do governo. O Brasil hoje enfrenta o desafio de construir estas bases, através do desenvolvimento sustentável, com foco na dignidade e progresso humanos.


Conquistas do Livres pela Saúde e Sustentabilidade

Transparência

Criação de +20 portais de transparência em municípios brasileiros, além de mecanismos de fiscalização, promovidos por líderes Livres.

Gestão pública

Transformação digital de serviços públicos em estados e municípios brasileiros promovidos por líderes Livres.

Direitos humanos

Dispensa militar de +1800 jovens brasileiros que não queriam servir, garantindo liberdade de escolha e suporte jurídico.

Eleições limpas

Livres atuou em defesa das eleições democráticas. Em 2021, movemos ação para que o então presidente Jair Bolsonaro apresentasse provas das suas declarações descridibilizando sistema eleitoral. Jair Bolsonaro alegou fraude pelo menos 183 vezes segundo levantamento do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP. 

2021

Movemos ação judicial solicitando que o então presidente Jair Bolsonaro apresentasse provas de acusações de fraudes

2022

Advogacia Geral da União pediu arquivamento do processo, alegando que as acusações públicas do presidente contra instituições democráticas eram apenas informais

O Livres recorreu e o Ministério Público decidiu a favor da nossa ação

2024

Jair Bolsonaro prestou depoimento e responde na justiça por tentar descredibilizar o sistema de votação e instituições democráticas

O Livres mobilizou líderes Livres, publicou documentos técnicos e participou de campanhas na imprensa e redes sociais em defesa da democracia. Apoiamos a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, que tipifica crimes contra a democracia e substituiu a ultrapassada Lei de Segurança Nacional. A Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito (Lei nº 14.197/2021) define como crimes tentativas de golpe de Estado, incitação à violência política e desinformação com o intuito de romper a ordem constitucional. A nova lei foi defendida por líderes Livres no Congresso Nacional, como os deputados Daniel Coelho e Alex Manente.


Apoie nosso trabalho


Apoie soluções liberais pela Saúde e Sustentabilidade

Somos uma associação civil sem fins lucrativos. Todos os projetos e conquistas que você conheceu são viabilizados pela contribuição de associados e parceiros.

Associe-se e nos ajude a continuar nosso trabalho de impacto na defesa da democracia liberal.


Apoie nosso trabalho



Diretor executivo do Livres, Magno Karl, recebendo medalha pela organização no Congresso Nacional pela impacto do nosso trabalho.