Venha debater soluções para o financiamento da ciência

September 13, 2019

Webinário Livres

Nos últimos meses, diversos cortes orçamentários na área de pesquisa científica vêm sendo anunciados. O CNPq está operando com a metade do orçamento que possuía em 2014 e já anunciou que 80 mil bolsistas não receberão a bolsa. Já a Capes, principal financiadora de pesquisas de pós-graduação no país, cortou a bolsa de mais de 11 mil pesquisadores e pode ter seu orçamento em 2020 reduzido pela metade.

A partir deste cenário, vamos debater soluções liberais para o financiamento de pesquisas científicas neste webinar Soluções para o financiamento da ciência, na quarta-feira, 18 de setembro, às 20h.

Debatedores:
Pierre Lucena é professor de Finanças da UFPE e presidente do Porto Digital. Foi reitor da UniFG e vice-presidente do Diario de Pernambuco. Fez graduação e mestrado na UFPE – onde foi coordenador do curso de Administração – além de ser doutor em Administração/Finanças pela PUC-RJ.

Roberto Ellery é professor do departamento de economia da Universidade de Brasília (UnB), onde também fez seu doutorado. Mestre em economia pela Universidade da Pensilvânia e pela FGV-RJ. Foi pesquisador do IPEA, atuou em consultoria junto ao Banco Mundial, ao Banco Central e outras organizações. Desenvolve pesquisas nas áreas de finanças públicas, ciclos econômicos e teoria do crescimento. Atualmente é diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da UnB.

Thomas Conti é professor do Insper. Mestre e doutor em economia pela Unicamp, consultor, pesquisador e cientista de dados (em R). Membro da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) e da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Professor convidado no mestrado profissional em Direito, Justiça e Desenvolvimento da Escola de Direito do Brasil e professor convidado na Especialização Modalidade Extensão Universitária em Direito & Economia da Unicamp. Escreve para o Estado da Arte do jornal Estadão.

Mediadora:
Marize Schons é professora do curso de Relações Internacionais do IBMEC-MG. Doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Antropologia Social (UFRGS, 2016). Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição (2013). Conselheira acadêmica do Instituto Atlantos.