Tragédia brasileira na pandemia: Fabio Ostermann explica em evento do Fórum Liberal Europeu

October 15, 2021

Mundo

Política

“Poderíamos ser vitrine mundial, mas viramos exemplo de como não agir numa pandemia”, explica Fabio Ostermann

O Brasil perdeu a chance de ser uma vitrine mundial do sucesso das vacinas e se tornou o grande exemplo de como não agir durante uma pandemia. Esse foi o resumo do cenário nacional apresentado pelo deputado estadual Fabio Ostermann (Novo/RS), cofundador do Livres e representante brasileiro no painel Covid, Vacina e Solidariedade Global, realizado pelo Fórum Liberal Europeu no último dia 14 de outubro.

“O que assistimos no Brasil foi um exemplo que poderia ilustrar qualquer livro didático sobre Como Não Agir Numa Pandemia. O Brasil tinha tudo para ser um caso de sucesso no combate à pandemia: temos possivelmente a maior rede pública de saúde universal do mundo, um programa social eficiente para o combate à pobreza, uma população jovem e, como cereja do bolo, fomos escolhidos pela Pfizer para ser vitrine internacional das vacinas. Mas tivemos um grande problema no meio do caminho: um presidente que simplesmente se recusou a acreditar que estávamos lidando com um problema sério. Hoje o presidente Bolsonaro é o único líder mundial que não se vacinou, uma mostra de como ele se recusou a liderar o país no combate à pandemia”, explicou Ostermann.

Além de Fabio, o painel contou com as participações de Dr Hakima El Haite (presidente da Liberal International), Mu Sochua (ex-ministra das Mulheres e integrante dos Parlamentares Pelos Direitos Humanos do Camboja), Jasmina Mršo (Secretária Geral da Rede Liberal do Sudeste Europeu) e Jean-Jacques Flahaux (ex-deputado federal e presidente do Movimento Reformista Internacional, braço internacionalista do partido liberal da Bélgica).

O painel está disponível no canal Direitos Humanos no Século XXI, iniciativa mantida pelo Fórum Liberal Europeu em parceria com o Parlamento Europeu.