Tiago Mitraud e Guilherme da Cunha lançam novo edital de emendas

July 10, 2020

Atuação Parlamentar

Os deputados federal Tiago Mitraud e estadual Guilherme da Cunha, associados do Livres em Minas, lançaram na última quarta-feira (8) um novo edital de emendas parlamentares com o objetivo de selecionar iniciativas mineiras para receberem recursos estaduais e federais em 2021. Esta é a segunda edição de um processo inovador que faz parte do programa Liberta Minas.

Os deputados acreditam que desta forma a entrega dos recursos se torna um processo mais transparente, feito com embasamento técnico e resgata o sentido fundamental das emendas parlamentares. “O que vemos atualmente é que as emendas funcionam como uma forma de garantir a próxima eleição dos deputados, em vez de trazer mais investimento aos estados e municípios. O Edital de Emendas muda essa lógica, entregando os recursos onde são mais necessários.”, explica Tiago Mitraud. 

Para Guilherme da Cunha, o edital é uma maneira de fazer o dinheiro chegar para quem mais precisa, sem desperdícios ou mau uso. “A distribuição das emendas por meio de critérios técnicos garante que o dinheiro do pagador de impostos seja utilizado de forma mais eficiente”, explica. O edital estabelece que os projetos serão analisados por um comitê técnico, do qual os deputados não farão parte. O comitê vai considerar elementos como o impacto direto das iniciativas no desenvolvimento local, a relação de retornos dos investimentos e a sustentabilidade financeira dos projetos.

No primeiro edital, realizado para as emendas de 2020, foram recebidos 1973 projetos de 357 municípios mineiros. Por conta do novo coronavírus, alguns dos projetos aprovados em 2020 tiveram suas indicações remanejadas para ações de combate à pandemia. Todos os projetos contemplados em 2020 que tiveram emendas redirecionadas foram comunicados, apoiaram a decisão e receberão o recurso conquistado no edital 2021.

Os  projetos selecionados nas áreas de saúde, educação básica, saneamento básico e segurança poderão receber emendas que estarão disponíveis dos parlamentares a partir de 2021. A expectativa é que sejam distribuídos cerca de R$ 12 milhões em emendas federais e estaduais. Mais informações sobre o edital e o envio de projetos estão disponíveis no site www.libertaminas.com.br até 3 de agosto.