Setorial de Infraestrutura promove webinar sobre modernização do setor elétrico

May 23, 2022

Evento

A setorial de Infraestrutura do Livres realiza nesta terça-feira (24), às 19h, um webinar especial sobre o PLP 414/2021, que tem como foco a modernização do setor elétrico e a abertura do mercado livre para todos os consumidores do país. Participam Paulo Ganime, deputado federal e pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo partido NOVO; Gustavo Ayala, CEO da Bolt e doutor e mestre em Pesquisa Operacional aplicada à energia elétrica; e mediação de Victor Gomes, coordenador da setorial de Infraestrutura do Livres.

Atualmente apenas 10 mil consumidores de energia elétrica no Brasil podem escolher seu próprio fornecedor. São 86 milhões de consumidores que não tem liberdade de escolha. Em resumo, cerca de 0,01% dos consumidores (que são os consumidores de grande porte e que consomem 35% da energia do país) têm acesso a um mercado competitivo, enquanto 99,99% dos consumidores têm que adquirir energia através de um monopólio.

“Com a aprovação do PL 414/2021, após uma fase de transição, todos os consumidores de energia elétrica do país poderão escolher seu fornecedores”, explica Victor Gomes. “O Brasil poderá seguir mercados bem desenvolvidos em que a livre escolha dos fornecedores é regra, como a maioria dos países da Europa, Austrália e dos estados norte-americanos.”

O webinar buscará entender os detalhes sobre o PL 414, entender o que significa a liberdade de escolha do fornecedor de energia e as consequências da aprovação do PL para toda a sociedade. Acompanhe ao vivo: