Sara Winter é presa pela PF após decisão do STF

June 15, 2020

Notícias

Líder do movimento bolsonarista de extrema-direita 300 do Brasil, Sara Winter foi presa hoje de manhã, junto a outros 5 ativistas, em Brasília, pela Polícia Federal após mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Segundo a imprensa, a prisão foi embasada pela Lei de Segurança Nacional. O processo ainda corre em sigilo enquanto as diligências estão sendo cumpridas.

No sábado, o grupo liderado por Winter disparou fogos de artifício contra o prédio da Suprema Corte, simulando um bombardeio, e também tentou invadir o Congresso, aos gritos de “acabou, porra!”, mas acabaram impedidos pela Polícia Legislativa.

As ações ocorreram após o governo do Distrito Federal ter desmontado o acampamento do grupo, em Brasília. Em vídeo divulgado nas redes sociais, manifestantes fizeram ameaças aos ministros: “Se preparem, Supremo dos bandidos, aqui é o povo que manda”.

Sara Winter e seu grupo também já haviam sido alvos do polêmico inquérito que investiga Fake News, mas sua prisão é fruto de outro processo, iniciado pela Procuradoria Geral da República em caráter de urgência neste fim de semana para investigar os atos antidemocráticos.

Semanas atrás, após ter sido alvo de busca e apreensão no âmbito do inquérito das Fake News, a ativista também liderou uma marcha com estética macabra: seus seguidores desfilaram pela praça dos 3 poderes, à noite, com tochas – uma clara referência a manifestações de supremacistas brancos que ocorreram anos atrás nos Estados Unidos.