Quem é Vinicius Claussen, o primeiro prefeito eleito do Livres?

June 4, 2018

Notícias

Política

Neste domingo (03), Teresópolis-RJ elegeu seu novo prefeito, Vinicius Claussen, em eleições fora de época. Junto ao vice, o médico Ari Boulanger, Vinicius venceu o candidato do MDB, Luiz Ribeiro.

Por trás da campanha empenhada pela mudança, o empreendedor de 39 anos é casado e pai de dois filhos. Natural de Teresópolis, Vinicius quer levar a experiência de administrador – é pós-graduado em Gestão – para o gabinete da prefeitura. “Quero trazer para a administração pública práticas que valorizo muito, como gestão participativa, eficiência e transparência nas ações”, afirmou.

Vinicius é uma cara nova. Nunca exerceu cargo público, tendo apenas integrado o Conselho Municipal de Turismo da cidade, em 2016. O que sob a ótica da velha política pode ser considerada falta de experiência, para ele é um trunfo em prol da renovação. Ao G1, Vinicius destacou que “Teresópolis precisa iniciar um novo ciclo […]. Nos últimos sete anos, foram sete prefeitos, num clima de instabilidade e desconfiança.”

Ari Boulanger, teresopolitano desde 1991, compõe a chapa como vice-prefeito. Vindo de Santos (SP), o neurocirurgião trabalhou em hospitais públicos municipais, como o Souza Aguiar e Pedro Ernesto, conhecendo de perto a realidade e os desafios das políticas de saúde.

Reconhecendo as várias necessidades de Teresópolis, Ari indica que o foco dele é uma gestão mais responsável na saúde municipal, considerando sua experiência na área. Familiarizado com os desafios de gerir órgãos públicos, hoje exerce a chefia da Neurocirurgia do Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano (HCTO/UNIFESO).

Vinicius e Ari assumem o gabinete da prefeitura para a condução de um mandato suplementar. A chapa eleita anteriormente, composta por Mario Tricano e Sandro Dias, foi cassada. Serão pouco mais de dois anos neste mandato, que vai ter tempo reduzido para arranjar as contas públicas.

O foco, para Vinicius, é implantar valores de eficiência, participação e transparência para Teresópolis. Num diagnóstico da gestão municipal, Vinicius indica o inchaço da máquina pública na cidade e a instabilidade recente como grandes desafios do seu mandato.

Deixamos nossos parabéns para Vinicius e Ari. Uma grande vitória para a mudança e renovação da política!

Você pode conhecer o programa de governo deles aqui.