Prefeito do Livres promove mutirão pelo Meio Ambiente

February 13, 2019

Ambiente

A prefeitura de Teresópolis está integrando moradores, diretores de escolas e outros representantes da sociedade local para tomar decisões sobre o cuidado com o meio ambiente na cidade.

Esse é o projeto “Educação Ambiental nas Comunidades”, coordenado pela equipe de Vinicius Claussen, prefeito do Livres, na Secretaria de Meio Ambiente.

O projeto do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) se propõe a oferecer educação ambiental para as comunidades urbanas e rurais a partir de ações práticas como mutirão de limpeza, implantação de ponto de coleta seletiva, reflorestamento, revitalização de praça pública, entre outras, escolhidas de acordo com as especificidades de cada localidade e época do ano. Cada mês, um bairro será escolhido para receber o Projeto ‘Educação Ambiental nas Comunidades’.

Com o objetivo de sensibilizar a população para o cuidado com a preservação ambiental levou ações ambientais à Granja Guarani no domingo (10). O local recebeu mutirão de limpeza, com roçada e separação do lixo. Também foram feitas duas palestras sobre o tema ‘Comunidades mais Seguras’, com oficiais do Corpo de Bombeiros; e conversa sobre ‘Territorialidades Socioambientais’, oferecida pelo professor Rafael Fortunato, da Universidade Estadual do Rio Janeiro (UERJ).

Uma grande quantidade de lixo foi removida e o material reciclável, encaminhado para a coleta seletiva do ‘Projeto Nosso Lixo tem Valor’. Os alunos da escola local ajudaram no mutirão e participaram com entusiasmo das atividades de Educação Ambiental oferecidas, que foram escolhidas a partir das especificidades da comunidade.

A programação foi definida junto aos representantes da sociedade. As ações e atividades foram viabilizadas com o apoio das instituições parceiras que compõem a Câmara Técnica de Educação Ambiental da cidade e de outras instituições e pessoas físicas que se disponibilizaram a participar.

Segundo Mariana Bussons, coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do COMDEMA e da equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, que acompanhou a atividade, ‘esse é um dos quatro projetos de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente que serão implementados em 2019. Em cada mês, um bairro será contemplado com o projeto ‘Educação Ambiental nas Comunidades’”.