Perspectivas para agenda liberal em evento no Espírito Santo

December 13, 2018

Notícias

No primeiro grande evento realizado por qualquer movimento liberal do Espírito Santo na cidade de Vila Velha, tivemos a honra de ter como anfitriões a renomada UVV, representada pelo seu reitor, Heráclito Amâncio, e pela chefe de marketing, Tayana Dantas, além da presença do diretor presidente José Luiz Dantas.

O público consistia, em grande maioria, de associados de instituições parceiras do Livres no Espírito Santo, como o Instituto Líderes do Amanhã, representantes das diretivas estaduais dos partidos Novo e PPS, associados do Grupo Domingos Martins, do Grupo Águia Branca e do Students For Liberty – Brazil.

O coordenador estadual do Livres no Espírito Santo, Victor Ferreira, abriu os trabalhos dando boas vindas ao público e agradecendo o apoio dos patrocinadores, aplicativo V1 e a clínica de dermatologia SENSE. Victor também agradeceu a presença dos palestrantes e enalteceu a grande atuação do senador Ricardo Ferraço e do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas em defesa dos princípios liberais.

Recém chegado no estado, o Livres foi formalmente apresentado aos presentes por Magno Karl, cuja narrativa traçou uma linha do tempo de décadas atrás até o presente, citando a impressão de movimento elitista, comumente disseminada no passado, até o presente momento, onde o movimento já tem como líderes indivíduos de origem diversa e mentalidade extraordinária, como Irapuã Santana e Karla Falcão.

Luiz Paulo ressaltou a necessidade de fortalecer as instituições brasileiras e implementar o federalismo real. Exemplificando, trouxe o paradoxo que impede que os capixabas explorem economicamente de sua orla, devido às cobranças abusivas da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

Acompanhada pelo senador capixaba e relator da reforma trabalhista, Ricardo Ferraço, a presidente do Livres Elena Landau falou sobre as dificuldades econômicas dos últimos anos e a conjuntura de escolhas do governo que abriram espaço para o crescimento das ideias da liberdade. Em tom de concordância com o senador, a presidente frisou que privatização nenhuma irá resolver o problema fiscal, no longo prazo, se reformas estruturais básicas, como a da previdência, não forem corretamente executadas.

Ao final, com mediação do Ex-Coordenador Estadual do SFL e um dos fundadores do movimento liberal capixaba, Ricardo Frizera, o ex-prefeito de vitória e futuro Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Luiz Paulo Vellozo Lucas destacou os desafios da agenda liberal no estado, desenvolvendo o tema através de perguntas e discussões com membros da plateia.