Persio Arida e Samuel Pessôa debatem greve dos caminhoneiros

May 25, 2018

Notícias

Persio Arida e Samuel Pessôa, membros do Conselho Acadêmico do Livres, participaram de um debate nesta sexta-feira sobre a greve dos caminhoneiros e a crise no setor de combustíveis. A conversa foi mediada pelo jornalista William Waack e também contou com a participação de Luiz Alberto Machado, economista e assessor da Fundação Espaço Democrático.

Graduado em física, doutor em economia e coordenador do Centro de Desenvolvimento Econômico da FGV, Samuel explicou que a situação dos caminhoneiros é resultado do excesso de intervencionismo estatal dos últimos anos. “O governo concedeu crédito subsidiado para aumentar a oferta de caminhões e desequilibrou o mercado”, explicou.

O monopólio estatal sobre o mercado de refino do petróleo também foi destacado por Persio Arida, formulador do Plano Real e doutor em economia pelo MIT: “”O refino de petróleo é um monopólio estatal no Brasil. Se fosse um mercado privado teríamos um maior dinamismo de preços causado pela competição entre as diferentes empresas”, argumentou.

Assista na íntegra a participação dos conselheiros do Livres no Painel WW: