Pérsio Arida: “Bolsonaro defende uma política horrenda com o meio ambiente”

July 13, 2020

Economia

Um dos formuladores do Plano Real e membro do Conselho Acadêmico do Livres, Pérsio Arida concedeu entrevista ao Estadão neste domingo (12) para falar sobre o avanço de uma retomada econômica “verde”. Ele é um dos signatários de uma carta, lançada nesta terça-feira (14), de ex-ministros da Fazenda e do Banco Central em defesa dessa pauta.

Enquanto o governo Bolsonaro insiste na tese de que o desmate ocorre por conta da pressão do agronegócio, Arida discorda. “O agronegócio brasileiro não precisa desmatar para ser competitivo. Entidades internacionais e países mais avançados nos pressionam porque a preservação do meio ambiente é um problema global”, defende.

Para que a nossa economia retome de forma sustentável no pós-pandemia, Pérsio sugere uma série de medidas liberais. “Temos de abrir a economia, fazer uma reforma administrativa para dar eficiência à máquina pública, privatizar para valer, aprovar a reforma tributária e melhorar o aprendizado nas escolas públicas. Nada disso avançou no governo Bolsonaro”, disse o economista.

Sobre os recentes comentários negativos do ministro Paulo Guedes sobre o Plano Real, Arida retrucou. “Ressentimento e inveja são assuntos para divã de psicanalista. O plano foi de um extraordinário sucesso. O presidente Fernando Henrique foi eleito duas vezes no primeiro turno”, ressaltou.

Confira a entrevista completa de Pérsio Arida ao Estadão aqui.