Pedro Duarte luta contra decreto que encarece apps de transportes no Rio

March 16, 2021

Inovação e Trabalho

O vereador Pedro Duarte (Novo), associado do Livres na cidade do Rio de Janeiro (RJ), anunciou nesta terça-feira (16) uma audiência pública para debater a imposição de preço público sobre os aplicativos de transportes na cidade. O anúncio aconteceu horas após a Prefeitura do Rio publicar um decreto que prevê uma nova cobrança de 1,5% sobre o faturamento das empresas do setor, a título de autorização para o uso das vias públicas.

Em 2019, o ex-prefeito Marcelo Crivella já havia tentado editar dois decretos tentando cobrar dos aplicativos, porém foram suspensos por uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

“O decreto é um peso a mais nas costas das empresas que representam alternativas de emprego e renda para dezenas de milhares de cariocas”, protestou Pedro Duarte em suas redes sociais. “O caminho correto é desburocratizar, tonar o ambiente de negócios mais favorável e solucionar, de fato, os diversos problemas do transporte público”, escreveu.

Pedro é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. O Livres está trabalhando junto ao vereador para barrar essa medida.