Para Elena Landau, previdência tem que “puxar a fila” das reformas

January 14, 2019

Reforma da Previdência

Em artigo para o Estadão, o ex-ministro do Trabalho Almir Pazzianotto Pinto buscou a perpectiva de Elena Landau, presidente do Livres sobre a reforma da Previdência. A economista deixou claro: é essencial que a previdência seja o pilar e a prioridade do governo de Jair Bolsonaro. Confira alguns trechos do artigo:

A posse do presidente da República, Jair Bolsonaro, deve ser encarada como o anúncio de nova era de liberdade, segurança e desenvolvimento. O discurso perante o Congresso Nacional, logo após o solene juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição”, não se harmoniza, porém, com a promessa de “promover o bem-estar do povo”, mediante a realização de “reformas estruturantes, que serão essenciais para a saúde financeira e sustentabilidade das contas públicas, transformando o cenário econômico e abrindo novas oportunidades”.
Entre as reformas constitucionais, a da Previdência Social “terá de puxar a fila”, por ser o atual sistema responsável pelo déficit “que cresce no ritmo de R$ 50 bilhões ao ano”, segundo a visão dos economistas Gustavo Franco e Elena Landau. “Reformar a Previdência não é mais uma escolha”. 
Sobre a necessidade da reforma todos se põem de acordo. O problema reside no conteúdo. Será apenas mais uma, destinada à contemporização, ou o presidente Jair Bolsonaro se valerá da autoridade inquestionável de que dispõe para resolver enigma que levará o Tesouro Nacional à insolvência?
Confira o artigo completo aqui.