Paes de Barros: “O país tem condições de zerar a pobreza”

July 2, 2020

Economia

Em entrevista ao Estadão nesta quinta-feira (2), o economista Ricardo Paes de Barros, um dos formuladores do Bolsa Família e membro do Conselho Acadêmico do Livres, falou sobre a renda básica como opção de combate à pobreza no Brasil.

Sua proposta passa pela unificação de benefícios como abono salarial, seguro-desemprego, Bolsa Família e salário família, que geraria uma transferência de 100 a 120 bilhões de reais à população mais pobre com uma renda de 200 a 300 reais por pessoa. “Quem tem R$ 100 bilhões, dá para fazer uma rede de proteção social bastante significativa, se tentarmos fazer isso de maneira focalizada. Ou seja, chegar prioritariamente com mais recursos para quem mais precisa”, conta o economista.

Porém, além de um programa como esse, Paes de Barros também acredita que é necessário uma inclusão produtiva dos mais vulneráveis para que a renda do trabalhador fique completa e ele ganhe autonomia. “O trabalhador está sempre com medo de perder o Bolsa Família com carteira assinada. À medida que unifica e a transição é mais disciplinada e garantida, vai dar mais segurança”, explica.

O debate acerca de uma renda básica teve início por conta da efetividade do Auxílio Emergencial durante a pandemia do novo coronavírus. “Neste momento, isso era impossível ser evitado. A gente sabe que é um momento emergencial, de praticamente transferir renda para quem declarar que precisa sem perguntar muito mais. […] No longo prazo, tem de montar um sistema de informações de tal maneira que você conheça essa população para não cometer erros de forma significativa”, propõe Paes de Barros.

Confira a entrevista completa do economista ao Estadão aqui.