Marcela Trópia lidera projeto inovador de transparência no orçamento da Prefeitura de Belo Horizonte

May 29, 2023

Atuação Parlamentar

Transparência

A Prefeitura de Belo Horizonte deu um importante passo em direção à transparência e acesso às informações sobre o uso dos recursos financeiros do município. A vereadora Marcela Trópia (Novo), especialista em políticas públicas, anunciou em seu LinkedIn a criação de uma plataforma que disponibilizará de forma simplificada e transparente todos os dados do orçamento da cidade.

Até então, para saber como a Prefeitura de BH gasta seu dinheiro, era necessário abrir um extenso PDF da Lei Orçamentária Anual, contendo quase 700 páginas, e enfrentar tabelas confusas. No entanto, com o novo sistema, os cidadãos terão acesso facilitado a informações segmentadas por temas, tornando a busca por dados mais acessível a qualquer pessoa.

Essa iniciativa, além de beneficiar os cidadãos, também proporcionará aos vereadores o cumprimento eficiente do dever de fiscalizar o Executivo. Com a plataforma, será mais fácil cobrar respostas da Prefeitura em relação a questões como a falta de vagas nas escolas, ausência de médicos nos postos de saúde e a falta de recursos para reforçar a segurança.

O desenvolvimento desse projeto será realizado em parceria com a renomada Fundação Dom Cabral, uma instituição de referência em gestão pública no Brasil. A vereadora Marcela Trópia liderará o grupo responsável pela construção da plataforma, utilizando sua expertise em políticas públicas para garantir a eficácia e a qualidade do sistema.

A iniciativa da Mesa Diretora da Câmara de BH, presidida pelo associado Livres Gabriel Azevedo (sem partido), em investir na transparência e acessibilidade das informações orçamentárias fortalece a participação cidadã e estimula a fiscalização ativa dos gastos públicos. O Livres parabeniza os vereadores Gabriel Azevedo e Marcela Trópia pela iniciativa e destaca a importância de promover a transparência e o controle social na gestão pública.